quinta-feira, 26 de outubro de 2017

SemaNews: Dormindo no AquaRio; Mais voos em Pernambuco; Onde esperar por 2018

A partir de novembro, dá pra dormir no AquaRio; Recife ganha novo voo para Córdoba e nova frequência para Buenos Aires; Reveillon já faz a rede hoteleira do Rio comemorar.
(Fotos: Juntando Mochilas e arquivo pessoal)

Que tal dormir no AquaRio?

O Aqua Rio lançou um projeto muito interessante, em que crianças, acompanhadas ou não pelos pais, podem passar uma noite nas suas dependências. Quem recebe os visitantes no Aquário Municipal do Rio de Janeiro é o próprio Poseidon, deus dos mares. Ele guia as crianças por um circuito com destino ao Grande Tanque Oceânico, onde os apaixonados pela vida marinha podem apreciar os tubarões em uma reprodução de seu habitat natural. Depois de uma noite de diversão, as crianças dormem e, ao acordar, fazem um delicioso desjejum, ficando liberados para curtirem o AquaRio. O Dormindo no AquaRio começa no dia 03 de novembro. Se a gente morasse no Rio de Janeiro, certamente daria um jeito de ir!
O Grande Tanque Oceânico é um dos pontos altos do "Dormindo no AquaRio", que começa em novembro.
(Foto: Juntando Mochilas)


Pernambuco contabiliza mais voos

Conforme o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, já havia deixado no ar, no lançamento do voo da Condor entre Munique e Recife, no último mês, Pernambuco ganha mais voos nacionais e internacionais. Quem fez o anúncio foi o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff, na última segunda-feira. Entre os nacionais, novos voos diretos ligando o Recife a Belém, Porto Alegre, Salvador e Vitória, além de uma nova frequência para Congonhas, em São Paulo. Petrolina ganha de volta o seu voo direto para Guarulhos. No âmbito internacional, Recife terá um novo voo para Córdoba e uma nova frequência para Buenos Aires, ambas na Argentina.
Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (ao centro), recebe o presidente da Gol Linhas Aéreas Paulo Sérgio Kakinoff. (Foto: Divulgação Governo de Pernambuco)


Onde os brasileiros passarão réveillon?


Se você quiser receber 2018 no Rio, precisa se apressar. Bem na semana em que o Kayak anunciou a lista dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar o réveillon, a Associação de Hoteis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH/RJ – anunciou que seus leitos já têm 50% de ocupação para a data. A expectativa é ter 90% da ocupação até a virada do ano. A queima de fogos de artifício da praia de Copacabana desbancou Miami como destino de réveillon dos brasileiros e, neste ano, aparece em primeiro lugar na preferência dos turistas. Florianópolis, Recife e São Paulo, que nem apareciam na lista do ano passado, estão na moda neste ano. Saíram da lista as cidades de New York, Orlando e Cancún. E você? Onde vai esperar o novo ano? Conta pra gente, aí nos comentários!
Nossa queima de fogos pra receber 2018 deve ser mais modesta que a do Rio, mas não menos deliciosa: Porto de Galinhas. (Foto: Juntando Mochilas)



Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Festival do Turismo JPA: Nós fomos!

O Juntando Mochilas foi ao Festival do Turismo JPA. (Foto: Juntando Mochilas).

Nesse final de semana, aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa o 7º Festival do Turismo de JPA. Em seus dois dias, a feira recebeu cerca de 1.100 agentes de viagem e vários expositores. Os profissionais puderam estreitar os laços com operadoras, empresas de transporte aéreo, marítimo e terrestre, meios de hospedagem e os mais diversos destinos. O Juntando Mochilas esteve presente no primeiro dia do Festival e mostra pra você o que rolou por lá.
Encontramos o organizador e diretor comercial do evento, Cláudio Júnior, a quem Nívia conheceu na sua visita a Foz do Iguaçu, em 2015. Cláudio comentou sobre o trabalho que dá para fazer um evento tão grande como o Festival de Turismo JPA e disse estar muito feliz com o resultado. "Hoje temos um Festival consolidado e reconhecido em todo o Brasil e até nos países vizinhos", afirmou. Bem relacionado com o trade turístico da Paraíba, Cláudio se manifestou positivamente para possíveis parcerias com o nosso blog em 2018. Vem coisa boa por aí!
Cláudio Júnior, organizador do festival, já esperava a nossa visita havia duas edições. Até que enfim, nós conseguimos ir. (Foto: Juntando Mochilas).

Visitamos o estande da companhia aérea Air Europa, onde aproveitamos para conversar com o Domingos. Ele é quem vai ficar responsável pelas operações da aérea no Recife e já está de mudança de Salvador para a capital pernambucana nos próximos dias. A Air Europa começa a operar um voo entre Recife e Madrid no dia 20 de dezembro com as melhores tarifas para que vai para a península ibérica. Ida e volta a partir de 609 euros.
Também visitamos os estandes de alguns destinos, e fomos recebidos com forró no da Rota das Falésias, região que fica entre o litoral oeste do Rio Grande do Norte e o litoral leste do Ceará. Entre as praias que fazem parte da Rota, destacamos a praia de Águas Belas, no município de Cascavel. Lá, o nosso amigo Mamede Rebouças toca o Hotel Jangadas da Caponga e as barracas de praia Delícias das Jangadas 1 e 2, que contam com passeio de buggy.
Seguindo pela feira, fomos ao estande da Guanabara, onde fomos recebidos pela Hilzidete Moreira, executiva de Marketing da companhia de transportes cearense. Hilzidete sinalizou para projetos em parceria com o nosso blog, envolvendo viagens pelos Estados nordestinos atendidos pela Guanabara. Dá pra conhecer pinturas rupestres, terras indígenas, cidades históricas, fazer turismo de aventura, apreciar as itacoatiaras e curtir muita praia.
Índios potyguaras, do litoral norte paraibano, mostraram suas pinturas corporais e divulgaram a visita turística à sua aldeia. Potyguara, em Tupi-Guarani, significa "comedor de camarão".
(Foto: Juntando Mochilas).
Por fim, fomos ao estande da nossa parceira Condor Airlines. O executivo de vendas da companhia aérea, Josué Silva, estava lá e nos contou que o voo entre Recife e Munique está praticamente lotado de seu início de operação até o próximo mês de abril. Imagina só! No estande da Condor, também conversamos bastante com Marcelo Kaiser, Gerente Geral da Aviareps Brasil, que representa globalmente o marketing da Condor Airlines e da Ethiopian Airlines, entre tantas outras empresas. Kaiser contou da sua identificação com os blogs como veículo de comunicação que mais se aproxima do público. "Os blogs têm credibilidade e a vantagem da experiência real. Diferente de um jornal, ou de revistas, o blog também consegue falar diretamente com o seu público, e ainda dá a possibilidade da interação", ressaltou Kaiser.
Josué Silva, da Condor Airlines, Marcelo Kaiser, da Aviareps, nós dois e Fernando Hagopian, da Ethiopian Airlines.
(Foto: Juntando Mochilas)
Como dá para perceber, fizemos bons contatos, revimos amigos e aguardamos novidades para o futuro. O saldo do Festival de Turismo JPA foi bastante positivo para o Juntando Mochilas e, consequentemente, para você, leitor. Muito material interessante vai rolar por aqui. Aguarde!



Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

SemaNews: Festival de Turismo de João Pessoa; Novo aeroporto em Pequim; Valle Nevado com promoção.

Festival de Turismo JPA acontece neste fim de semana em João Pessoa; Pequim constrói aeroporto gigante; Chile com promoções para o Valle Nevado em 2018.
(Fotos: Divulgação Festival de Turismo JPA; Divulgação Beijing; Juntando Mochilas).


Festival JPA acontece neste fim de semana

Durante este final de semana, João Pessoa, na Paraíba, se transforma no palco de grandes encontros no segmento do turismo. A cidade sedia, nos dias 20 e 21, mais uma edição do Festival do Turismo de João Pessoa - o Festival JPA. Vários destinos, companhias aéreas e terrestres de transporte, locadoras de veículos, redes de hotéis receberão os agentes de viagem e demais profissionais do turismo para uma grande feira. Muitos negócios devem ser fechados e os agentes, tendo maior contato com o trade, poderão vender mais pacotes, e a preços cada vez mais atrativos ao cliente final. O Juntando Mochilas estará presente no festival e conta tudo para você na próxima semana.
Cerca de 3.400 pessoas devem circular pelos pavilhões do Centro de Convenções de João Pessoa.
(Foto: Divulgação Festival JPA)


China terá aeroporto gigantesco

Com capacidade máxima para 100 milhões de passageiros por ano, e uma área total de 47Km², a China inaugurará em outubro de 2019 o Novo Aeroporto de Pequim. Serão sete pistas de pouso e decolagem, e uma estrutura que deve custar mais de 12 bilhões de dólares. O terreno escolhido fica na cidade de Daxing, ao sul da região metropolitana de Pequim. O mega aeroporto vem para atender a demanda cada vez maior de voos nacionais e internacionais da China e, quando ficar pronto, será um dos maiores aeroportos do mundo. A expectativa é de que, a princípio, ele opere a 45% de sua capacidade, o que dará folga para que seja útil por mais tempo.
Engenheiro Zhu Wenxin, representante da obra, fala à imprensa sobre a construção do gigante.
(Foto: Agência Reuters - Jason Lee)


Chile quer aventureiros de volta

Com o Chile concorrendo a melhor destino de turismo de aventura do mundo pela World Travel Awards em 2017, o Valle Nevado faz uma promoção de arrepiar. Quem foi à região neste ano terá um desconto de 35% para voltar no ano que vem. A iniciativa, chamada de Come Back Offer, é do Valle Nevado Ski Resort e vale para os três hotéis do complexo (Puerta Del Sol, Tres Puntas e Valle Nevado). No ano passado, o Chile venceu na categoria do prêmio mundial, que é considerado o Oscar do Turismo. Neste ano, ele compete com Austrália, Canadá, Equador, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Sri Lanka e Tailândia.
Valle Nevado tem atrações para todas as idades.
(Foto: Divulgação Valle Nevado).



Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

SemaNews: Novos voos internacionais; Cirque du Soleil no Brasil; PontesTur investe em lazer.

Cresce o número de voos internacionais no Brasil; Cirque du Soleil inicia temporada em São Paulo; PontesTur passa a atender também o segmento de lazer.
(Fotos: Juntando Mochilas; Divulgação Cirque du Soleil; Divulgação PontesTur).


Novas frequências atraem mais voos para o Brasil


Estudo da Embratur afirma que oferta de voos internacionais cresceu 9,7% no Brasil até o mês de outubro, em 2017. Neste período, foram realizados 51.040 voos internacionais com destino a cidades brasileiras. No mesmo período, em 2016, foram 49.656 voos. A Embratur credita esse crescimento às 91 novas frequências internacionais abertas em 2017, como o novo voo da Condor Airlines entre o frequências. A projeção é de que o Brasil receba 65.208 voos internacionais até o dia 31 de dezembro Recife e a cidade de Munique, na Alemanha. Além do Recife, as cidades de Belo Horizonte, Campinas, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também receberam novas frequências.
Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, comemorando nova frequência da Condor, ligando o Recife a Munique. (Foto: Juntando Mochilas).


Cirque du Soleil chega ao Brasil

Após passar pelas cidades argentinas de Rosário, Córdoba e Buenos Aires, o Cirque du Soleil chega ao Brasil com sua nova turnê Amaluna. Com uma mensagem feminista, o espetáculo conta a história de um reino governado por mulheres. Amaluna já foi vista por mais de quatro milhões de espectadores de 10 países, desde o seu lançamento em 2012, no Canadá. A companhia fica em cartaz em São Paulo até o dia 17 de dezembro e segue para o Rio de Janeiro, onde inicia os shows no dia 27 de dezembro e se apresenta até o dia 21 de janeiro. Os ingressos para as apresentações no Brasil custam a partir de 125 reais, e muitos já estão esgotados. Se quiser ir, é bom correr!
O Cirque du Soleil é considerado a maior companhia teatral do mundo, com 1.300 artistas, de 50 nacionalidades. (Foto: Divulgação Cirque du Soleil)


PontesTur foca no lazer

Na última semana, a PontesTur convidou a imprensa para contar a novidade: a empresa, que já era uma referência em turismo corporativo, vai investir também no turismo de lazer. Atualmente, o segmento representa apenas 20% do faturamento da PontesTur, que quer aumentar esse número para 40% no curto prazo. Para isso, a empresa inaugurou uma sala de atendimento na sua sede, dentro do Mar Hotel, no Recife, e investiu em capacitação de funcionários. A PontesTur anunciou também as novas parcerias, com a Tereza Perez Tour e com a EF Intercâmbios. Com essa união, o grupo Pontes poderá oferecer desde viagens de baixo custo para estudantes até o turismo de luxo do mais alto padrão, com roteiros personalizados.
Com 31 anos de experiência no turismo corporativo, a PontesTur agora vai se dedicar também ao turismo de lazer. (Foto: Divulgação PontesTur).




Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.

domingo, 8 de outubro de 2017

O Recife de Ariano Suassuna

Apesar de Paraibano, Ariano Suassuna tem fortes ligações com o Recife


Ariano Suassuna foi um dos maiores nomes da língua portuguesa da atualidade. Nascido na Cidade da Parahyba (atual João Pessoa), o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor escreveu várias peças, romances e contos como O Romance d'A Pedra do Reino, o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta e, provavelmente a mais conhecida de todos, o Auto da Compadecida. Ariano também foi criador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística que buscava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura nordestina. Não preciso dizer com tudo isso que Ariano foi um grande defensor dos costumes do Nordeste.
Ariano adotou o Recife ainda com 15 anos de idade e criou uma relação com a capital pernambucana que durou até o dia de sua morte. Passando pelo campo cultural, intelectual e político, Ariano Suassuna e o Recife se tornaram inseparável e há vários lugares na cidade que fazem parte de sua história.

Ginásio Pernambucano

Fachada do Ginásio Pernambucano
Aqui Ariano foi aluno secundarista (e em mais outras duas escolas). É uma das instituições de ensino médio mais tradicionais do país e a mais antiga ainda em funcionamento. Seu prédio em arquitetura neoclássica possui uma fachada vermelha bem destacada à beira do Rio Capibaribe. Infelizmente não está aberto a visitação mas em seu interior existe o Museu de História Natural Louis Jacques Brunet que, mediante agendamento prévio, é aberto ao público e é possível conhecer o interior do ginásio. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (81) 3181-4777 ou pelo e-mail [email protected].
Antes que eu esqueça: não pode entrar de bermuda.

Leia também: O melhor post do mundo


Faculdade de Direito de Pernambuco

Pátio interno da Faculdade de Direito do Recife

Mais antiga faculdade do gênero no país, foi aqui que Ariano Suassuna se formou em Direito. O prédio, de arquitetura eclética com forte referência neoclássico, impressiona pela sua imponência. Destaque para o pátio interno com passarelas em estrutura de ferro fundido e de forte iluminação natural.
O prédio não possui uma estrutura turística para receber os visitantes, podendo os mais teimosos solicitar na portaria uma visita ao prédio acompanhado por um funcionário.

Fachada da Faculdade de Direito do Recife


Palácio Campo das Princesas


Vista da fachada do Palácio do Campo das Princesas
Sede do Governo de Pernambuco, Ariano Suassuna foi Secretário de Cultura do Governador Miguel Arraes e posteriormente Secretário de Assessoria do Governador Eduardo Campos até o final de sua vida (inclusive seu corpo foi velado no salão principal do prédio). Tais cargos conferiram a Ariano uma forte força politica em prol de seus projetos culturais. Datado do século XIX, passou por diversas reformas tendo a mais recente delas terminado em 2014 quando foi aberto ao público.
As visitas são gratuitas podem ser feitas todas as quintas e sextas das 9h as 11h e das 14h as 16h acompanhados de um guia. Nos domingos as visitas ocorrem das 10h as 12h e o uso de bermudas, shorts, minissaias e chinelos só são permitidos nesse dia.


Academia Pernambucana de Letras


Jardins da Academia Pernambucana de Letras

Ariano foi acadêmico da APL, ocupando a cadeira de numero 18 da instituição. O prédio de arquitetura neoclássica, que pertenceu ao Barão Rodrigues Mendes, possui um amplo jardim bastante convidativo para um passeio e dependências internas que mantem os padrões de quanto era uma residência, incluindo desde quadros até a mobília da casa. Os passeios são gratuitos e ocorrem sempre às terças e quintas com agendamento prévio pelo telefone (81) 3268-2211. O mais legal é que, além de um guia, o grupo é acompanhado por um acadêmico da instituição. Na biblioteca da academia, há algumas obras de Ariano disponíveis para consulta, podendo ser emprestados após cadastro.

Vista da fachada da Academia Pernambucana de Letras

Residência de Ariano Suassuna.


Residência de Ariano Suassuna

Localizada no bucólico bairro do Poço da Panela, mais exatamente no número 328 da Rua do Chacon, a casa onde morou Ariano é o tipo de "ponto turístico" que você so pode passar na frente e nada mais. A casa, que já sediou diversas entrevistas que o escritor deu a imprensa, não está aberta para visitação.


Estátua de Ariano Suassuna


Estátua de Ariano Suassuna
Pertencente ao Circuito da Poesia (clique aqui para saber mais) a estátua de Ariano Suassuna está localizada em frente ao teatro que foi rebatizado com seu nome. Agora eternizado na paisagem do Recife, visitar a estátua de Ariano Suassuna rende ótimas fotos.

Essa publicação faz parte de uma blogagem coletiva com diversos blogs do Nordeste em homenagem ao Dia do Nordestino (08/10). Abaixo, você pode conferir outras postagens sobre diversas personalidades dessa região.

Chico Science e o Recife
Capiba e o Recife
Jackson do Pandeiro e Campina Grande
Mártires de Cunhaú e o Rio Grande do Norte
Luís Henrique Dias e a Bahia
Câmara Cascudo e a cidade de Natal

Leia também:



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Nossos melhores bares de Belo Horizonte

Não deixe de ir a Belo Horizonte e visitar seu bares e botecos

Belo horizonte é famosa por ser a capital do botecos. E de fato passear à noite por suas ruas é encontrar desde grandes bares até pequenos redutos boêmios sempre regados a muitas risadas e cervejas. E antes mesmo de começar a fundo esse artigo, adianto que se você é fã de petiscar junto com os amigos que não passe por essa vida sem conhecer a capital de Minas Gerais.
Tiramos dois dias em “bêagá” somente para conhecer seus botecos e a fama deles. Listamos os principais que você precisa conhecer:

1 – Casa Cheia

Mineirinho Valente é nossa sugestão no bar Casa Cheia
Localizado no mercado central de Belo Horizonte (que por si só já merece uma visita), o bar surgiu das mãos de uma comerciante do mercado que, incentivada por um amigo, abriu um bar para “fazer almoço para esse povo do mercado”. O local é bastante frequentado pelos próprios mineiros, inclusive há a Mesa 01, destinada a uma confraria de amigos que se reúnem toda semana no lugar. Prove o “Mineirinho Valente”, canjiquinha bem recheada vencedora do torneio Comida di Buteco de 2005. Mesmo não havendo restrição em compartilhar mesas, recomendamos chegar cedo porque de fato o bar faz jus ao nome.

Existem diversos outros bares legais para visitar no Mercado Central de Belo Horizonte. Clique aqui para conhecer 


2 – Café Palhares

Não deixe de ir a Belo Horizonte sem comer um Kaol do Café Palhares
Aberto em 1938 por João Ferreira, e hoje tocado pelos filhos, o Café Palhares é responsável pela criação do Kaol, prato a base de Arroz, ovo frito e linguiça, na companhia de uma cachaça (o nome é uma composição das iniciais dos elementos, trocando o “C” da cachaça por “K”), e considerado patrimônio de Belo Horizonte. O prato ganhou fama por ser uma alimentação reforçada, suprindo as necessidades dos trabalhadores da região. Hoje em dia, o Kaol conta com diversas variações (a mais atual leva couve e torresmo) atendendo deste aos mais simples operários até grandes empresários que, sem muita vaidade, senta no disputado balcão para apreciar essa iguaria.

3 – Churrasquinho do Luizinho

Muita cerveja, futebol e espetinho no Churrasquinho do Luizinho
De uma venda ambulante até um galpão com diversos ambientes, o empreendimento de sucesso baseado em espetinhos de todo o tipo ganhou o paladar de quem gosta de ambiente informal e petisco há preços simpáticos. Televisores para quem gosta de futebol e mesas bistrô completam o ambiente, apesar de que o grande barato aqui é comer em pé e tentar conversar em um ambiente ruidoso.

4 – Cantina do Lucas

Cantina do Lucas - Patrimônio cultural dos mineiros
Operando a mais de 50 anos, o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Diversos artistas e intelectuais da capital mineira já sentaram em suas mesas, desde o pessoal do Clube da Esquina até militantes políticos tomando decisões importantes que influenciaram a sociedade daquela época. O local mante a arquitetura da época de sua fundação, quando o local ainda era comandando por imigrantes italianos. Aqui também é onde trabalhou Seu Olympio, garçom que exerceu sua função durante 76 anos e entrou para o Guiness Book. A Cantina do Lucas está localizada no Edifício Malleta, que possui diversas lanchonetes e botecos menores que também merecem uma visita.

5 – Bar do João

O Bar do João é perfeito para quem gosta de informalidade

Localizado na Savassi, esse foi dos mais informais que visitamos. Mesas e cadeiras dispostas na calçada ocupadas geralmente por estudantes universitários e amantes do rock’n roll compõem o cenário. A trilha sonora fica por conta do dono em meio a fitas K-7, vinis e CDs de bandas de rock.

6 – Tizé Bar e Butequim

Vista interna do Tizé. A preferência é sempre pelas mesas externas
Frequentado por um público jovem e mais elitizado, o bar com mais de 40 anos de tradição não deixa de lado sua cara de boteco, com mesas na rua e garçons sorridentes. Com ótimas opções de pratos mineiros e cerveja sempre gelada, o bar também é bem propício para paquerar.

Leia também:

Conheça a Cervejaria Backer 


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml