terça-feira, 27 de outubro de 2015

São João Del Rei: a cidade onde os sinos falam

Igreja de São Francisco de Assis

Tive a oportunidade de conhecer São João Del Rei, cidade distante 183 km de Belo Horizonte, no 2° Encontro de Inverno de Blogueiros de viagem. Além das atividades inerentes ao encontro, pude visitar uma cidade ainda pouco explorada pela maioria dos turistas, mas que não deixa a dever para as demais.
Religiosidade, história, artesanatos e culinária se encontram em cada esquina. Caminhe pelas ruas da cidade e respire um pouco de tudo isso.

Tancredo Neves talvez seja o conterrâneo mais ilustre da cidade


Artesanato em estanho

São João Del Rei tem o orgulho de ser a única cidade brasileira a produzir o artesanato em estanho. Por influência do inglês Jonh Sommers, a arte com esse metal foi introduzida na cidade na década de 60 e hoje você consegue encontrar peças em lojas como a Imperial Estanhos.





Igrejas e a tradição dos sinos

O título de “a cidade onde os sinos falam” não é por acaso. São João Del Rei mantém a tradição da linguagem de toque dos sinos, que foi tombada como patrimônio imaterial brasileiro. O que pode parecer apenas um “blem blem” para uns, deve estar indicando o início de uma procissão, da missa ou mesmo de um enterro.
E mesmo se você não for uma pessoa religiosa, não deixe de visitar as igrejas do centro histórico. Destaque para Igreja São Francisco de Assis, obra do Antônio Francisco Lisboa, o aleijadinho, e justamente com a praça Frei Orlando, formam um belo conjunto arquitetônico. Acorde cedo no domingo para assistir à missa com música barroca.




Passeio de maria fumaça e Tiradentes

Talvez a proximidade com a turística Tiradentes tire um pouco os holofotes de São João Del Rei, mas há uma atração imperdível que diminui essa distância. O passeio de Maria fumaça ao longo dos 12km entre ambas as cidades é uma viagem pela história, numa legítima locomotiva do século 19, por entre antigas fazendas, rios e montanhas até chegar na estação cuja arquitetura também foi preservada.





Lendas são-joanenses

Todos os meses acontece no centro histórico da cidade o espetáculo “lendas são-joanenses”, com encenação de uma hora de contos e lendas da cidade em locais onde os episódios foram relatados. As histórias são baseadas no livro do poeta Lincoln de Souza, que fez uma compilação de episódios místicos ocorridos na cidade e que hoje serve de base para as encenações. O evento é organizado pela receptivo de turismo Rotas em Rumos e acontece no terceiro sábado de cada mês, ou em feriados prolongados. Não deixe de consultar o calendário das apresentações e até mesmo mudar o roteiro da sua viagem para poder contemplar o espetáculo. O encontro sempre acontece no Largo da Igreja do Rosário e custa R$ 20,00.




Culinária

Minas gerais já tem uma culinária muito peculiar, e São João del Rei consegue ter algumas particularidades que merecem destaque. Primeiramente vale a pena conhecer o Tijucano, que se trata basicamente de um pão de queijo aberto manualmente com um bolinho de feijão dentro. Sim, você abre o pão de queijo, pega o bolinho de feijão, coloca dentro e leva tudo a boca. Parece simples, mas a combinação de sabores é fantástica!
Dos restaurantes da cidade, recomendo bastante conhecer o Dedo de Moça. Lar de uma farta variedade de pratos, o estabelecimento possui alguns que são exclusivos e, inclusive, premiados no Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour como o Acarajé Mineiro e o Foundie Mineiro.



Leia também:



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

3 comentários:

  1. Tive a sorte de participar desse evento, e conhecer essa linda cidade.
    Parabéns pela matéria.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Tive a sorte de participar desse evento, e conhecer essa linda cidade.
    Parabéns pela matéria.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Esse encontro deixou saudades! Cidade, parceiros e blogs incríveis :)

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml