quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O que visitar em Belo Horizonte

Vista da Praça da Liberdade
Até um tempo atrás, a resposta para a pergunta “qual cidade você gostaria de conhecer no Brasil?” estava na ponta da língua: Belo Horizonte. E essa expectativa é um perigo para um viajante pois quando você vai aguardando o melhor de um lugar, a responsabilidade desse lugar em atender toda essa esperança só aumenta. Mas Belo Horizonte encarou esse desafio e o venceu! Retornei de lá feliz em conhecer, não só a capital mineira com seus prédios imponentes, mas de uma cultura pulsante e um povo hospitaleiro e sorridente. Belo Horizonte não é uma cidade para um tour frenético, mas sim para ser degustado como um pão de queijo fresquinho servido no café da manhã. Venha sem pressa.

Onde ficar?

Samba Rooms Hostel
Opte pela região central. Nela, você terá uma boa demanda de transportes para vários lugares, acesso fácil a rodoviária e ao aeroporto e mesmo visitar muitos lugares a pé. Nos hospedamos no Samba Rooms Hostel e fizemos um artigo a respeito dele. Clique aqui para ler a respeito.

Quantos dias ficar?

Lagoa da Pampulha

Eu diria que uns quatro dias. Três para conhecer a região central e alguns mais distantes (como a praça do papa e a região da Pampulha) intercalando os fins de dia para “botecar”, e um quarto para um bate e volta em Inhotim. Outro bate e volta que vale a pena é Ouro Preto, preferencialmente ir em um dia e voltar no outro.

O que ver

Região da Pampulha


Igreja da Pampulha

Vale um passeio bucólico de um dia entorno da lagoa. Alugamos uma bicicleta e demos um giro em todos os cartões postais e fizemos um artigo a respeito. Clique aqui e veja.

Praça da Liberdade


Fazendo amizade com os habitantes da Praça da Liberdade
Localizado na região da Savassi, seu entorno é um êxtase para os amantes da arquitetura com diversos prédios em vários estilos ao longo de sua história desde os mais antigos com tendências ecléticas e neoclássicas, caminhando pelo art decor e chegando aos tempos de Niemeyer com seus prédios modernos e pós-modernos. Outro lugar fácil para você perder horas respirando os ares da cidade. Tanto que, além de admirar o verde do lugar, ainda pode ter a sorte de ficar horas conversando com os Sr. Melo e o Sr. Sérgio, frequentadores da praça e amante das aves do lugar. Não é difícil encontra-los alimentando os pombos e, num bate papo descontraído, aprender sobre a migração de algumas aves da região e as diferentes espécies que ali frequentam. Sabe o que é uma pomba trocal? Pois sente uns minutos ao lado deles que você saberá.

Sr. Sergio e Sr. Melo, figuras carimbadas da Praça da Liberdade











Mercado Central de Belo Horizonte


Mercado Central de Belo Horizonte - Crédito Acervo Setur MG - Xará

Parada obrigatória para entender o que é ser mineiro. Cultura e gastronomia se encontram nesse lugar o qual fizemos uma publicação somente sobre ele. Clique aqui e leia mais.


“Botecar”


Não passe por essa vida sem conhecer os botecos de minas

Os bares e botecos de Belo Horizonte são uma atração à parte e precisam entrar em sua rotina quando estiver na cidade. Fizemos uma lista dos principais a serem visitados em um outro artigo, clique aqui para saber mais.


Bate e volta


Inhotim
Há vários lugares que você pode visitar a partir de Belo Horizonte. Um dos mais conhecidos é Inhotim, o qual temos um artigo a respeito mas você também pode conhecer a cervejaria Backer (clique aqui e saiba como). Também merecem um bate e volta as cidade de Ouro Preto (clique aqui para saber mais), Tiradentes (clique aqui para saber mais) e São João Del Rey (clique aqui para ler mais).

Cervejaria Backer
Tiradentes
São João Del Rey
José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml