domingo, 8 de outubro de 2017

O Recife de Ariano Suassuna

Apesar de Paraibano, Ariano Suassuna tem fortes ligações com o Recife


Ariano Suassuna foi um dos maiores nomes da língua portuguesa da atualidade. Nascido na Cidade da Parahyba (atual João Pessoa), o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor escreveu várias peças, romances e contos como O Romance d'A Pedra do Reino, o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta e, provavelmente a mais conhecida de todos, o Auto da Compadecida. Ariano também foi criador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística que buscava criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura nordestina. Não preciso dizer com tudo isso que Ariano foi um grande defensor dos costumes do Nordeste.
Ariano adotou o Recife ainda com 15 anos de idade e criou uma relação com a capital pernambucana que durou até o dia de sua morte. Passando pelo campo cultural, intelectual e político, Ariano Suassuna e o Recife se tornaram inseparável e há vários lugares na cidade que fazem parte de sua história.

Ginásio Pernambucano

Fachada do Ginásio Pernambucano
Aqui Ariano foi aluno secundarista (e em mais outras duas escolas). É uma das instituições de ensino médio mais tradicionais do país e a mais antiga ainda em funcionamento. Seu prédio em arquitetura neoclássica possui uma fachada vermelha bem destacada à beira do Rio Capibaribe. Infelizmente não está aberto a visitação mas em seu interior existe o Museu de História Natural Louis Jacques Brunet que, mediante agendamento prévio, é aberto ao público e é possível conhecer o interior do ginásio. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (81) 3181-4777 ou pelo e-mail [email protected].
Antes que eu esqueça: não pode entrar de bermuda.

Leia também: O melhor post do mundo


Faculdade de Direito de Pernambuco

Pátio interno da Faculdade de Direito do Recife

Mais antiga faculdade do gênero no país, foi aqui que Ariano Suassuna se formou em Direito. O prédio, de arquitetura eclética com forte referência neoclássico, impressiona pela sua imponência. Destaque para o pátio interno com passarelas em estrutura de ferro fundido e de forte iluminação natural.
O prédio não possui uma estrutura turística para receber os visitantes, podendo os mais teimosos solicitar na portaria uma visita ao prédio acompanhado por um funcionário.

Fachada da Faculdade de Direito do Recife


Palácio Campo das Princesas


Vista da fachada do Palácio do Campo das Princesas
Sede do Governo de Pernambuco, Ariano Suassuna foi Secretário de Cultura do Governador Miguel Arraes e posteriormente Secretário de Assessoria do Governador Eduardo Campos até o final de sua vida (inclusive seu corpo foi velado no salão principal do prédio). Tais cargos conferiram a Ariano uma forte força politica em prol de seus projetos culturais. Datado do século XIX, passou por diversas reformas tendo a mais recente delas terminado em 2014 quando foi aberto ao público.
As visitas são gratuitas podem ser feitas todas as quintas e sextas das 9h as 11h e das 14h as 16h acompanhados de um guia. Nos domingos as visitas ocorrem das 10h as 12h e o uso de bermudas, shorts, minissaias e chinelos só são permitidos nesse dia.


Academia Pernambucana de Letras


Jardins da Academia Pernambucana de Letras

Ariano foi acadêmico da APL, ocupando a cadeira de numero 18 da instituição. O prédio de arquitetura neoclássica, que pertenceu ao Barão Rodrigues Mendes, possui um amplo jardim bastante convidativo para um passeio e dependências internas que mantem os padrões de quanto era uma residência, incluindo desde quadros até a mobília da casa. Os passeios são gratuitos e ocorrem sempre às terças e quintas com agendamento prévio pelo telefone (81) 3268-2211. O mais legal é que, além de um guia, o grupo é acompanhado por um acadêmico da instituição. Na biblioteca da academia, há algumas obras de Ariano disponíveis para consulta, podendo ser emprestados após cadastro.

Vista da fachada da Academia Pernambucana de Letras

Residência de Ariano Suassuna.


Residência de Ariano Suassuna

Localizada no bucólico bairro do Poço da Panela, mais exatamente no número 328 da Rua do Chacon, a casa onde morou Ariano é o tipo de "ponto turístico" que você so pode passar na frente e nada mais. A casa, que já sediou diversas entrevistas que o escritor deu a imprensa, não está aberta para visitação.


Estátua de Ariano Suassuna


Estátua de Ariano Suassuna
Pertencente ao Circuito da Poesia (clique aqui para saber mais) a estátua de Ariano Suassuna está localizada em frente ao teatro que foi rebatizado com seu nome. Agora eternizado na paisagem do Recife, visitar a estátua de Ariano Suassuna rende ótimas fotos.

Essa publicação faz parte de uma blogagem coletiva com diversos blogs do Nordeste em homenagem ao Dia do Nordestino (08/10). Abaixo, você pode conferir outras postagens sobre diversas personalidades dessa região.

Chico Science e o Recife
Capiba e o Recife
Jackson do Pandeiro e Campina Grande
Mártires de Cunhaú e o Rio Grande do Norte
Luís Henrique Dias e a Bahia
Câmara Cascudo e a cidade de Natal

Leia também:



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

3 comentários:

  1. Grande Ariano! Um dos artistas que mais gosto justamente pelo que você mencionou: defensor da cultura nordestina.
    E que maravilha foi este passeio pela Recife de Ariano. Gostei de saber que a visita a APL é feita com o acompanhamento de um acadêmico.

    Parabéns por este texto!

    ResponderExcluir
  2. Grande e imortal Ariano Suassuna.Recife! Serás eternizado na memória de sua gente.deixaste um legado que atravessará gerações! Amo teu exemplo! Tua leveza literária! És patrimônio cultural da humanidade!

    ResponderExcluir
  3. Que falta faz Ariano Suassuna, sem ele o Brasil ficou infinitamente mais pobre!!

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml