segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Londres de Sherlock Holmes


O maior detetive da história da literatura certamente não estaria preso somente as páginas dos livros de Arthur Conan Doyle. Mais de 75 atores interpretaram o detetive nos cinemas e na televisão e o personagem já apareceu em peças de teatro, quadrinhos, animações e até foi protagonista de uma aventura no Brasil, escrita por Jô Soares. Mas Londres é a cidade de nosso personagem e para quem é fã do detetive, há muita coisa na capital londrina que faz referência a Sherlock Holmes, bem como existem diversas coisas em seus livros que falam de Londres.

Sherlock Holmes Museum


Parada obrigatória para quem é fã do personagem. Localizado no mesmo endereço onde o detetive residia nos livros (Baker Street, 221B) o local é recheado de réplicas de como seria a casa de Sherlock Holmes, bem como retratações com bonecos de cera de elucidações clássicas de seus principais contos. Existe uma área do museu com várias curiosas cartas escritas por pessoa pedindo ajuda ao detetive. Sim, pedindo ajuda como se o personagem existisse de fato!
Não deixe de visitar a lojinha de souvenires no térreo do prédio.

Professor Moriaty, arqui inimigo de Holmes

Irene Adler, único amor da vida de Holmes

Vista da sala principal de Holmes, recriado no museu

Para chegar no museu, vá até a estação Backer Street mas não precisa sair com muita pressa. As paredes da estação estão decoradas com algumas passagens de contos do detetive, e na saída existe uma estátua de Holmes empunhando seu cachimbo.

Enquanto aguarda o metrô, pode-se ler um resumo de "O cão dos Baskerville"
Estátua bem em frente a estação Baker Street

Locais visitados

São diversos os locais de Londres citados nos livros. Suas pesquisas por muitas vezes acontecem na British Museum e muitas de suas viagens para fora da capital britânica se dão através da Charing Cross Station. Em suas investigações por Londres há endereços recorrentes como a Fleet Street, a Oxford Street e a Tottenham Court Road. Se quiser conhecer o local onde Sherlock e Dr. Watson se conheceram, vale uma visita ao Barts (Hospital São Bartolomeu), citado no conto “Um estudo em Vermelho”, o primeiro onde o personagem aparece. Algumas empresas fazem um Tour por Londres específico pelos locais citados nos seus livros, bem como locais que serviram de locação para filmes e séries. Não consegui ir em nenhum desses tour mas fica a dica.

Sherlock Holmes Pub

Vale a parada para descansar, tomar um pint e curtir a decoração

Um pub totalmente temático do personagem, mas que vai além disso. Os donos compraram várias peças antigas no Festival Britântico de 1951 e decoraram o Pub, ou seja, é quase que um Sherlock Holmes Museum 2. Curta a decoração e peça uma Sherlock Holmes Ale, cerveja exclusiva do Pub.

Sherlock Holmes Exhibition 



Infelizmente esse item não existe mais mas vale ser citado. O Museum Of London apresentou até abril de 2015 a exposição “Sherlock Holmes – O homem que nunca viveu e que nunca irá morrer”, uma exibição especial sobre o detetive. Além de áreas que mostravam como era a Londres dos tempos de Sherlock, haviam peças das séries atuais, como o casaco que Benedict Cumberbatch usa na série Sherlock.


Leia Também:


E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.
Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml