terça-feira, 2 de junho de 2015

Nossos pubs preferidos em Londres

A extensão da casa de todos os londrinos
Existem paixões que precedem uma viagem. Muitos têm fascínio em conhecer a torre Eiffel vendo apenas imagens dela em revistas. O coliseu de Roma desperta suspiros de quem o viu somente nos filmes. Os canais de Veneza são um deleite para os apaixonados que querem passear em suas gôndolas depois de ter visto várias fotos na internet.
Comigo não foi diferente. Sempre tive um amor platônico por pubs ingleses. Consegui aquecer essa paixão em duas oportunidades: em 2010 e em 2014. Visitei vários, inclusive revisitei alguns, bebendo ótimas cervejas e curtindo o clima das Public Houses, tão representativas da Inglaterra quanto as cabines telefônicas e o Big Ben.

Para visitar Londres sem perrengues, indicamos esse guia (clique aqui)

A propósito, os ingleses utilizam os Pubs de uma forma bem mais intima do que nós fazemos com nossos bares e botecos. São praticamente uma extensão de suas casas e mesmo visitas a famílias ou reuniões de amigos são feitas neles. Alguns inclusive dispõem de áreas reservadas para tais encontros. E basta uma caminhada rápida em qualquer rua de Londres para encontrar meia dúzia deles.
Com tantos Pubs à disposição, separei 8 entre os mais interessantes que visitei, seja pelo aspecto histórico ou pelas particularidades que me chamaram a atenção. Pegue seu pint e escolha uma mesa:
Vista da parte externa do Founders Arms (fonte: http://www.fluidnetwork.co.uk/)
1.  The Founders Arms Pub (52, Hopton Street, Bankside, London SE1 9JH): Não sei porque esse pub quase não aparece nas listas dos melhores de Londres. Para corrigir essa injustiça, colocamos ele logo no topo da nossa lista. À beira do Tâmisa, o lugar oferece uma bela vista do rio e pode ser um ótimo ponto de descanso, principalmente após uma tarde de caminhada. Relativamente novo, dispõe tanto de área interna quanto externa e, diferente da maioria dos pubs, oferece um cardápio bastante variado, sendo classificado como um gastropub. Mesmo em dias frios os aquecedores não impedirão que você possa ficar na parte de fora curtindo a vista.
Sim, tem uma árvore no pub
2.  Waxy O’Connor London (14-16, Rupert Street, London. W1D 6DD): O grande diferencial do nosso segundo lugar é uma árvore dentro do prédio, o que dá um aspecto de vila de filme de fantasia. E não, ele não é espaçoso. Cuidado para não se perder no sobe e desce das escadas e se distrair com a beleza dos detalhes nas paredes. Pode ser difícil de achar uma mesa ou um balcão vazio, mas por vezes você entra a direita depois de um pilar e lá está ela.

Foto de Amy autografado na parede. Pena que a iluminação interna é pouca, mas isso é bom para o ambiente
3.  The Hawley Arms (2, Castlehaven Road, London NW1 8QU): Em outros tempos você poderia encontrar a Amy Winehouse no balcão, pois era o seu bar predileto e por vezes ia ao local. Hoje em dia, há vários retratos dela na parede, um deles autografado, imortalizando sua presença. Lugar bastante agradável, com luz baixa, possui uma varanda para quem quer curtir a vista movimentada do bairro, e enfrentar o frio londrino. Shows são uma constante nos finais de semana.


4.  The Anchors (34, Park Street, Southwark, London SE1 9EF): Grande, com vários níveis e um terraço com vista para o Tâmisa. Serve ótima cerveja, mas não dá para se empolgar, pois o preço fica um pouco acima da média londrina. Aqui foi gravada a cena final do filme Missão Impossível.



5.  The World´s End (174, Camden High Street): “Provavelmente o maior pub de Londres”, como se lê na placa fixada em uma de suas várias entradas. Certamente é o pub que melhor traduz o espírito de Candem Town: atendentes tatuados, decoração irreverente. Outra placa, em frente ao balcão, informa que são proibidas armas nucleares dentro do bar. Apresentações musicais são uma constante. Bandas como The Cranberries já deram uma palhinha antes de estourar. É o meu pub predileto.
O Princess Louisse estava bem lotado nesse dia

6.  Princess Louisse (208, High Holborn, Covent Garden, WC1V 7EP): O grande charme desse pub é sua arquitetura em estilo Vitoriano. O balcão é enorme, mas dividido em cabines, o que torna o espaço meio confuso e difícil de se situar. Porém a beleza dos adornos, vitrais e entalhes dos balcões, paredes e teto merecem (e muito) uma passada no bar. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico e até os mictórios não podem sofrer intervenção sem que a prefeitura seja consultada. Se puder ir apenas para um pub em Londres, vá para esse.

Fachada do The White Hart
O lugar é bem disputado no happy hour
7.  White Hart (191, Drury Lane, Covent Garden, WC2B 5QD): Difícil de achar, lotado, apertado e sem muito diferencial. Você deve estar se perguntando o que um pub assim faz nesta lista. E eu explico: se você gosta de lugares icônicos, este é o pub com o alvará de funcionamento mais antigo da capital inglesa, datado de 1216.
Detalhe da entrada
Vista interna do St. Stephen´s Tavern

8.  St Stephen’s Tavern (10, Bridge Street, City of London): O pub mais próximo do Parlamento inglês. Não é difícil encontrar parlamentares tomando uma cerveja entre uma sessão e outra. A arquitetura em estilo Vitoriano é magnífica e há áreas reservadas para ficar por horas conversando com os amigos. O melhor, no entanto, é a vista: dependendo de onde você sentar, o Big Ben estará do outro lado da sua janela.

Leia também:
Agora que você decidiu ir a Londres que tal comprar um guia dos melhores? Recomendamos o Guia de Londres para iniciantes e iniciados. Clique aqui e peça o seu

E não esqueça de fazer uma cotação de Seguro Viagens com nosso parceiro Mondial Seguros e nos pedir o código promocional do mês. É bem mais barato do que você imagina e ainda ajuda nosso blog a se manter vivo. Clique aqui e saiba mais

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, paga uma comissão por hospedagens fechadas que são pesquisadas nos buscadores dos blogs parceiros, ou seja, mais uma ajudinha que vocês nos dão para continuar com o blog vivo e ativo.




José Jayme
Engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml