segunda-feira, 12 de março de 2018

A deslumbrante Ilha de Santo Aleixo no litoral de Pernambuco

Mar cristalino, águas quentinhas, areia limpa, peixes coloridos. A Ilha de Santo Aleixo é um paraíso ainda quase desconhecido que merece a sua visita! (Foto: Juntando Mochilas).

Sempre ouvi falar da Ilha de Santo Aleixo, devido a sua proximidade com a praia de Porto de Galinhas, onde passei todos os meus verões na infância e na adolescência. Cresci com a imagem do local praticamente inacessível, visitado apenas por pescadores e aventureiros. Nem imaginava o que havia por lá. Já adulta, comecei a me questionar sobre o motivo de o município de Sirinhaém, onde fica a Ilha, não ser conhecido pelos turistas, já que ele fica entre as mundialmente conhecidas praias de Porto de Galinhas e Carneiros.
Gente do mundo todo paga caro para vir a essas duas praias. Por que não vão também a Sirinhaém? Será que as praias entre Porto de Galinhas e Carneiros não são bonitas? A dúvida não me deixava em paz.
Foi aí que, na semana passada, eu e Jayme estávamos combinando o que faríamos no feriado (06 de março é o dia da Revolução Pernambucana, feriado em PE). Olhando um famoso site de compras coletivas, encontrei uma promoção de um passeio de lancha para a Ilha de Santo Aleixo e o comichão voltou. Fotos maravilhosas, precinhos convidativos. Comprei!

Sede da Monteiros Tour, responsável pelo passeio, na pracinha central de Barra do Sirinhaém. (Foto: Juntando Mochilas).

Saímos do Recife bem cedo, no nosso carro. Chegamos à pracinha da praia de Barra do Sirinhaém quando o primeiro grupo estava embarcando. Os embarques acontecem a cada 30min, a partir das 09h00 da manhã. Cada grupo é identificado com uma cor de pulseira, que determina o horário da volta. Os visitantes não devem extrapolar o tempo de 5 horas na Ilha, que tem capacidade máxima de 80 visitantes concomitantes. Fomos no segundo grupo.

Embarque do grupo na foz do rio Sirinhaém. Dá para ver a Ilha de Santo Aleixo! (Foto: Juntando Mochilas).

O embarque nas lanchas acontece próximo da foz do rio Sirinhaém. Do continente é possível ver a Ilha, e a viagem dura cerca de 10 minutos. No caminho, o guia nos orienta o grupo a pedir o almoço já na chegada, pois o  mesmo é preparado num restaurante flutuante ancorado na Ilha. A lancha atraca numa praia paradisíaca, de águas profundamente azuis e mar quentinho. A areia chega a ser aveludada, de tão limpa. Um sonho! Seguindo as orientações, escolhemos o que iremos almoçar: fomos de arroz de camarão.

Grupo chegando ao ponto de desembarque, na Ilha de Santo Aleixo. Olha a cor dessa água! (Foto: Juntando Mochilas).

Escolhemos um guarda-sol, deixamos as nossas coisas e caímos no mar. Um outro profissional que conhecemos ainda no continente, antes da travessia, havia nos oferecido o mergulho com snorkel e nós contratamos o serviço. O passeio durou cerca de uma hora e meia e, quando voltamos, o garçom avisou que nosso almoço estava pronto. Pedimos para servir. ele trouxe simplesmente o melhor arroz de camarão que eu já comi na vida!

O prato serve perfeitamente 3 pessoas com muita fome ou 4 pessoas sem tanta fome assim.
O tamanho do camarão NÃO É EFEITO DA FOTO! Era grande assim mesmo! (Foto: Juntando Mochilas).
Para acompanhar o arroz de camarão, o JP Petiscaria e Restaurante tem várias opções de cerveja, refrigerantes, bebidas quentes e drinks com ou sem álcool. Escolhi uma bebida feita com coco e vodca, tão gostosa quanto fotogênica. Vou ficar devendo o nome, porque nem me lembro, mas garanto que estava maravilhosa. Olha a foto!

Coco combina com praia! Eu amo! E esse cocktail era tão gostoso quanto bonito.
Ao fundo, o restaurante JP, que funciona num catamarã ancorado na Ilha. Puro luxo! (Foto: Juntando Mochilas).
O mais legal e que precisa ser pontuado é que a Ilha possui 3 praias acessíveis para banhistas. Cada uma delas com características bem marcantes. Em uma (onde aportam as lanchas da Monteiros) o mar é mais calmo e quente. Na segunda (bem ao lado), a água é fria e incrivelmente cristalina. E na terceira, a Praia da Ferradura, se formam piscininhas naturais nos corais.

Na praia mais fria, até a vegetação é diferente. (Foto: Juntando Mochilas).
Na Praia da Ferradura, onde fizemos o mergulho, peixinhos coloridos lembram que os corais são estruturas vivas.
(Foto: Juntando Mochilas).
No final, o que eu tenho a dizer sobre a Ilha de Santo Aleixo é que a beleza do lugar não deixa nada a dever a destinos caros, como Fernando de Noronha, sendo que o passeio pode ser feito em apenas um dia e não custa no total nem um décimo do que você gastaria só com as passagens para ir ao Arquipélago (fora as taxas, a hospedagem, a alimentação...). Os pacotes são vendidos em qualquer hotel em Porto de Galinhas, mas eu reservaria com antecedência, para não correr o risco de perder.
Outra coisa que eu tenho a dizer é que eu tenho certeza de que esse destino irá estourar em breve, e que, se eu fosse você, correria para conhecer enquanto o ser humano ainda não alterou a paisagem, como infelizmente aconteceu com Porto de Galinhas.

Na próxima semana publicaremos um artigo sobre a experiência do mergulho.

Leia também:

Nívia Gouveia
é jornalista e travel-writer. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

15 comentários:

1. Diz tudo menos o preço do passeio, almoço,bebidas, e não fala do rapaz que passa cobrando uma taxa de preservação

1. Olá, Alexsandro!
      Obrigada pelo comentário!
      Como este texto NÃO É um publipost (ou seja, NÃO É um artigo pago), nos sentimos no direito de não divulgar o quanto pagamos no Peixe Urbano e o quanto gastamos com comidas e bebidas na Ilha.
      Em relação à taxa de preservação de que você falou, ninguém passou nos cobrando nada. Eu, inclusive, me espantei com essa sua colocação, já que a Ilha não é propriedade do Governo, nem área de preservação, nem administrada pelo ICMBio. É uma propriedade particular. Não sei se é juridicamente correto cobrar taxas de preservação neste caso...

Excluir
  2. Gostaria de saber valores, pois isso nos interessa muito....

1. Oi, Claudinha!
      Obrigada pela visita!
      Compramos o pacote no Peixe Urbano por R$ 49 por pessoa. Parece que o valor normal é de R$ 60.

Excluir
  3. Alexsandro e Claudinha, a equipe Vértice Aventura (facebook), faz passeios pegando e deixando no Derby por R$110,00. Entra em contato com eles pelo face que eles explicam os preços, horários etc.

ResponderExcluir
  4. Sou nativa dessa praia. Obrigada por Divulgar. Falta seriedade e comprometimento da secretaria de Turismo e das autoridades (que estao no poder ha mais de 22 anos e nada fazem).

1. Olá, Gleisy!
      Que sorte de vida, hein? Queria eu estar aí todos os dias!
      Nós não gostamos de discutir política, mas o que eu posso dizer é que as eleições estão aí para isso! Tem aquela expressão "Santo que não me ajuda pode cair da parede"!

Excluir
  5. Tive o prazer de conhecer , simplesmente maravilhoso . A travessia custa em média de 50 a 60 por pessoa ida e volta , vale muito o investimento .

ResponderExcluir
  6. Amei seu Texto sobre o local.
    Sou louco por praias. Esses dias fui para Itamaracá que não conhecia.
    Agora vou agendar para ir na sua belíssima sugestão de roteiro.
    Valeu mesmo. Abraços

Respostas
    1. Vá mesmo, Germano! Você não vai se arrepender! O lugar é lindo!

Excluir

Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.