segunda-feira, 11 de abril de 2016

Tiradentes é um passeio na história do Brasil

Caminhe pelo centro de Tiradentes

Tiradentes é uma daquelas cidades históricas brasileiras que devem estar na sua lista se você quiser conhecer um pouco mais do passado. Tive a oportunidade de conhece-la durante o II Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens que aconteceu em São João Del Rey, com direito a uma visita de um dia a cidade de Tiradentes.

Leia também: II encontro de Inverno de Blogueiros de Viagem

A viagem entre as duas cidades se deu de um passeio de maria fumaça, como contei em outro artigo (clique aqui para ler a respeito).
Apesar do pouco tempo na cidade, deu para conhecer rapidamente os principais pontos turísticos, com a ajuda do pessoal do receptivo turístico Rotas em Rumos, um dos apoiadores do encontro.
Abaixo, iremos listar alguns lugares que precisam estar em seu roteiro quando vier visitar a cidade.

Passeio de trem entre Tiradentes e São João del Rei

Vista da cidade


O mártir que deu nome a cidade

Joaquim José da Silva Xavier em trajes militares


Capela de São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

Com seu interior abrigando uma imagem do santo padroeiro e um curioso painel retratando imagem de alguns habitantes em uma cerimônia religiosa, a simplicidade da capela pode não ter o mesmo apelo as demais igrejas da cidade, mas vale pela sua localização. Fincada no Alto de São Francisco, possui um pátio gramado com uma vista belíssima da cidade de Tiradentes.

Ótimo lugar para um descanso

Chafariz de São José

Chafariz de São José

Datado de 1749, o chafariz foi criado para abastecer a cidade, tanto para consumo humano como animal. Possui três saídas de água e uma curiosa arquitetura com similaridade a de uma igreja, com direito a imagem de São José de Botas. Apesar dos anos, o chafariz continua funcionando.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Igrej Matriz de Santo Antônio (foto do Antonio Rômulo do blog Retrip)

Certamente a principal atração turística da cidade, a construção data do século XVIII e conta com um altar folheado a outro, um imponente órgão trazido de Portugal e sua belíssima fachada, desenhada por Aleijadinho. Sua posição, em um dos pontos mais altos da cidade, remete a importância que a religião católica tinha no período do Brasil colônia.


Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja de nossa senhora do rosário dos homens pretos

Sendo uma das mais antigas igrejas da cidade, era frequentada pelos escravos da região. Também possui ouro em seu altar, utilizado as escondidas pelos escravos que traziam o minério precioso entre suas unhas para utilizar na obra. E, por esse delito, a existência de ouro na capela era mantida em sigilo.
Devido a origem de seus frequentadores, existem elementos não só do catolicismo mas também de religiões de matriz africana em seu interior, principalmente do candomblé.

Largo das Forras


Coração da cidade, a praça central de Tiradentes é o local onde certamente você marcará um encontro com os amigos para comer uma boa comida mineira, tomar uma cerveja ou mesmo comprar souvenires. Aqui também é o coração dos principais eventos da cidade, como o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece no mês de agosto. 

Leia Também:

São João del Rei: a cidade onde os sinos falam
Vicenza Apart: conforto em São João Del Rei

E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.


Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml