Cada um de nós fez um 'Top 5' com os bares para onde gostamos de ir para tomar uma na cidade. (Foto: arquivo Bike da Breja) |
Poderíamos até puxar a sardinha para o nosso
lado, indicando o Apolo Beer Cafe, no Garage Food Trucks (ao lado da Igreja do
Espinheiro), mas nós estamos lá a trabalho. Não pra curtir... Foi aí que surgiu
a ideia de escrever este post sobre os lugares onde nós gostamos de beber na capital pernambucana, para
onde vamos quando clientes.
São duas listas, uma da Nívia e uma do Jayme,
feitas individualmente, sem que um conhecesse a lista do outro. A regra era citar cinco estabelecimentos atualmente em funcionamento, não citar bares de outras cidades
e não colocar citas as nossas próprias operações.
Conheça agora os bares que mais amamos no
Recife. As listas ficaram assim:
Lista
da Nívia
- Box Vitória Régia (Praça de Casa Forte) – Fica na esquina de casa (dá pra ir a pé e de chinelo), fica aberto até altas horas (dá pra passar lá depois do nosso expediente), o filé com fritas é ma-ra-vi-lho-so e a cerveja sempre sai gelada. Os garçons Moura e Dedé são muito gente boa, o DJ Agui Rock toca vinilzão.
- Capitão Taberna (Shopping Parnamirim) – Casa de cervejas especiais, com bicos de chope artesanal, ambiente acolhedor e sempre cheio de amigos. O caldinho de feijão, feito por Renato (um dos sócios do Taberna) é espetacular. Para ir num sábado à tarde, jogar um pouco de conversa fora e dar boas risadas.
- Bar do Vizinho (Mercado da Boa Vista) – Fica dentro de um mercado no centro da cidade e frequentemente lota, então é preciso chegar cedo. Não oferece cervejas especiais, mas as normais estão geladíssimas. Há uma carta de caldinhos com uns 20 sabores, mas o que ganha mesmo o meu coração, no Vizinho, é a simpatia dos donos Laura e Luís!
- Bar do Tonhão (Bairro da Encruzilhada) – O pai de todos os arrumadinhos de charque está neste bar simples numa rua próxima ao Mercado da Encruzilhada. O atendimento até deixa um pouco a desejar, mas o arrumadinho de charque é O arrumadinho de charque! Apenas vá e comprove!
- Aconchego do Matuto (Bairro da Boa Vista) – O nome é Aconchego do Matuto, mas todo mundo conhece como Bar do Lulinha. Este bar reúne a galera do interior que veio morar no Recife e, por muitos anos, foi o meu QG. Faz tempo que eu não apareço por lá, mas AMO o local e sinto falta de lá. Comida boa e conta barata!
Lista do Jayme
- Box Vitória Régia (Praça de Casa Forte) – Lugar aconchegante. Apesar de ficar no coração da região nobre do Recife, tem aquela cara de botecão mesmo, com cerveja barata, garçom amigo e petisco bom, com destaque para o filé com fritas, que mudará a sua percepção de o que é uma boa comida de bar.
- Recanto Paraibano (Bairro do Parnamirim) – Provavelmente o mais antigo da minha lista e já consolidado na região norte do Recife e bastante frequentado por quem quer ver jogos de futebol. Gosto do atendimento, da variedade de cervejas, do clima descontraído dos frequentadores e dos petiscos.
- O Bragantino (Mercado da Encruzilhada) – Gosto do clima de mercado. O Bragantino tem uma boa comida portuguesa, tendo o bolinho de bacalhau como carro-chefe. Impossível comer poucos. O garçom Leo é bem engraçado, faz o frequentador se sentir em casa.
- Bar Central (Centro do Recife) – Apesar de fazer bastante tempo que eu não vou ao Central, sempre que apareço gosto muito da comida e do atendimento. O público que frequenta o local é bastante interessante, também, o que sempre rende boas conversas.
- Venda de Seu Antônio (Poço da Panela) – Por incrível que pareça, gosto muito do tumulto do local, que fica apinhado de gente na frente, do atendimento e da proposta de fazer o lugar parecer uma vendinha antiga de interior. A decoração é bem original.
Leia também:
Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.