segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Turismo de cemitério em Recife

A imponência de algumas lápides impressiona os visitantes de Santo Amaro
Depois de ter perdido o medo de turismo de cemitério, lendo o nosso artigo a respeito (clique aqui para saber mais) você ficou curiosos em conhecer as principais necrópoles do Recife. Levando em consideração sua importância histórica, arquitetônica e social, há dois cemitérios que merecem uma visita.


Cemitério de Santo Amaro


Sim, há beleza nos cemitérios

O Cemitério do Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas é a maior necrópole da cidade e fica localizado no bairro de Santo Amaro. Obra do Eng. Mamede Ferreira, foi inaugurado em 1851 e tem formato octogonal com inspiração francesa, com uma capela em estilo gótico no centro. Vale lembrar que as necrópoles inicialmente não eram considerados terrenos sagrados, então a presença de capelas veio para "compensar" esse afastamento dos solos sagrados. Possui vários mausoléus imponente como o de Joaquim Nabuco e Manoel Borda e alguns mais modestos como o de chico Science ou mesmo de Eduardo Campos. Para facilitar a visita, a empresa publica gestora do cemitério, a EMLURB instalou recentemente um painel com o mapa das principais lápides da necrópole. O cemitério é aberto a visitação das 07h às 17h.

Vista de lápide e das palmeiras em um dos acessos ao cemitério


Cemitério dos Ingleses


Cemitério dos Ingleses

Com a forte presença de ingleses do século 19, e acobertados pelo tratado de Navegação e Comércio estabelecimento entre Inglaterra e Portugal, o príncipe regente precisou criar necrópoles para os súditos da rainha, já que a maioria eram protestantes. Então, em 1815 foi cedido ao cônsul inglês no Recife um terreno “de 120 palmos de frente por 200 de fundo” para construção dessa que viria a ser a primeiro cemitério da cidade. Dentre as lápides dos ingleses há também outros que foram impedido de ser sepultado pela igreja católica por seus ideais, como o caso do General Abreu e Lima.
Sepultamentos ainda acontecem, mas são poucos. Visitamos o local no mês de agosto apenas quatro sepultamentos tinham acontecido naquele ano, por coincidência o último foi na manhã do dia de nossa visita. 
Apesar do aspecto fechado, o cemitério pode ser visitado mediante agendamento prévios das 07:00 as 17:00.

Túmulo de Abreu e Lima, deixando o registro da negativa de seu enterro em solo católico

As inscrições em inglês mostram desde a motivação da pessoa para vir ao Brasil, até a causa de sua morte

Leia também:


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml