segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A Igreja de ossos de Kutna Hora


Um dos passeios mais curiosos (e porque não, mais assustadores) que já fizemos foi uma visita ao ossuário de Sedlec em Kutna Hora, distante 80km de Praga. Já havia visto várias reportagens a respeito dele mas ver tudo aquilo de perto foi bem interessante.

Como chegar


Partindo de Praga, você pode pegar um trem nas estações de Hlavní nádrazí ou Masarykovo nádrazí e descer em Kutná Hora Mesto. Os trens saem de hora em hora e para conhecer o local não é necessário mais do que um dia de visita. Logo, pegue o trem cedo para retornar no final da tarde que dará tempo não só de conhecer a igreja como também dar um passeio rápido em Kutna Hora. Caso esteja viajando de carro e seu destino seja Viena, Kutna Hora pode tornar-se parte desse roteiro.

História

Era comum se enterrar as pessoas em cemitérios que ficavam ao lado das igrejas. E a Igreja de Selec em especial atraia grande interesse pelos sepultamentos após o século 12, quando o Bispo Henry Cistercian derramou sobre o local um pote de terra trazida de Jerusalém. Com a peste negra que assolou a Europa durante o século 14, a demanda chegou a tal ponto que as pessoas começaram a ser sepultadas em valas comuns sob a igreja.

Alguns anos depois, muitos ossos foram desenterrados para dar lugar a novas covas. E, por iniciativa da família Schwarzenberg, iniciou-se a decoração da igreja com esses ossos. O resultado são diversas esculturas, desenhos e pilhas que usaram um total de 40.000 a 70.000 ossos. Destaque para o lustre no centro da capela e o brasão da família Schwarzenberg.







  

Para chegar na República Tcheca vindo do Brasil, a Condor Linhas Aéreas é uma das melhores opções, com voos semanais partindo do Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife direto para Frankfurt, sem escalas. De lá, existem inúmeras conexões, inclusive para Praga. Se quiser fazer uma cotação e já sonhar com mais essa viagem, clique aqui.

Leia também:



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml