segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Conheça a Oficina Brennand

Oficina Brennand - Vista do templo central (fonte: Wikipedia)

Dificilmente você encontrará um lugar tão original quanto a Oficina de Esculturas de Francisco Brennand. Iniciada em 1971, seus alicerces vêm das ruínas de uma antiga fábrica de uma cerâmica herdada de seu pai. Ao longo dos anos, o escultor foi criando um complexo com diversas esculturas que encantam pela sua originalidade e identidade própria.

Cuidado para não confundir

Uma das muitas esculturas da Oficina Brennand

A Família Brennand é muito famosa na região e dois integrantes elevaram seus hobbies a status de atração turística. O Ricardo Brennand, enquanto colecionador, construiu o Instituto Ricardo Brennand, um castelo aberto a visitação e que hoje é considerado um dos melhores museus do mundo.

Clique aqui para conhecer sobre o Instituto Ricardo Brennand

O que iremos falar nesse artigo é o Francisco Brennand, artista plástico responsável pelo espaço. Ambos os espaços ficam no mesmo bairro e podem ser visitados em um único dia, apenas atenção para o transporte entre eles que não é simples.

Cuidado para não se confundir 2

Salão de Esculturas

Existe um parque de esculturas do mesmo artista, localizado dos arrecifes do porto do Recife, no bairro do Recife Antigo. Trata-se do projeto “eu vi o mundo, ele começa no Recife” para a virada do milênio que contou com a revitalização de parte do bairro, além da criação do parque. O local também merece uma visita mas muita gente acaba confundindo o Parque de esculturas com a Oficina.

Como chegar


Praça Burle Marx

O acesso é difícil e pode pregar peças no viajante. Existe um trecho de 3km antes da entrada principal, que foi idealizado intencionalmente pelo artista, para dar um aspecto de que o visitante está saindo de todo aquele caos urbano para um mundo distinto. Como não há indicação da distância, muita gente é pega de surpresa e acaba perdendo muito tempo (e fôlego) com a caminhada. Solicitar um transfer no hotel ou um táxi a partir de onde estiver hospedado é uma ótima opção. Para os mais pão-duro, a opção é pegar um ônibus que passe pela Av. Caxangá (alguns partem da praça do Derby, ponto central para quem vem de Olinda ou de Boa viagem) no sentido do município de Camaragibe, e descer perto da UPA da Caxangá ou no terminal de Camaragibe. De lá, pode pegar um Taxi, uber ou mototaxi até a oficina e já deixar a volta agendada com o condutor. Ok, você é mais mão de vaca ainda e quem caminhar pela trilha da mata, então pegue o ônibus UR-07 e peça para o motorista te indicar qual a parada que fica no início da trilha. Lembre-se que são 3km de ida mais 3km de volta. 

Oficina Brennand

Leia também:




José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml