segunda-feira, 20 de agosto de 2018

No Ceará, fuja do óbvio e conheça Águas Belas!

Imagine você desfrutando de uma praia particular, só que com toda a estrutura de uma praia estrelada!


Verão chegando e a dica de hoje vai para quem quer conhecer uma praia de sonhos, gastando pouco dinheiro e sem esbarrar com milhões de turistas a cada esquina! Gostou? Então conheça Águas Belas, no Ceará!
Localizada no litoral leste do Ceará, a praia de Águas Belas fica a 65Km do centro de Fortaleza, no município de Cascavel. Apesar de ser uma região muito turística, os turistas costumam ir ao Beach Park e à Praia de Canoa Quebrada, 'pulando' este paraíso de verão, que permaneceria esquecido, não fosse por uma mente fértil e inovadora.

Mar raso, quentinho e com algumas marolas é ótimo pra banho.

Até pouco tempo atrás, Águas Belas era uma praia sem nenhuma estrutura, mas um empresário visionário, apaixonado pelo local, resolveu investir e montar uma pousada de alto padrão. Foi chamado de louco pelos amigos, pelos vizinhos e até pelos empresários locais. Ninguém acreditava no sonho do Sr. Mamede Rebouças. Mas ele não se deu por vencido e, sem nunca abrir mão de seu lema "Alegria, alegria", construiu o Hotel Jangadas da Caponga.

Hotel conta com apartamentos padrão e bangalôs, um restaurante premiado, piscinas e até um pequeno zoológico.
Apartamentos com vista para a piscina.

O hotel ficou pronto, e estava lindo, mas os turistas não vinham, por mais que Mamede fizesse esforços descomunais. Ele, então, começou a pesquisar o que faltava na sua praia para que os turistas aparecessem. O que faz um turista escolher o Ceará? O que o turista quer ver e fazer? Então ele pensou que o povo não iria a uma praia que não tivesse uma boa estrutura à beira-mar. Construiu a Barraca Delícias das Jangadas, ao molde das barracas de praia que já existiam na Praia do Futuro, em Fortaleza. Acertou em cheio! Os turistas começaram a aparecer e, hoje, a praia de Águas Belas é um dos passeios oferecidos por aquele pessoal que aborda turistas na orla da capital cearense. Se eu fosse você, deixaria de lado Canoa Quebrada e o famoso 'passeio das três praias' e se concentraria só em Águas Belas.

Na frente da barraca, os bugreiros recebem os turistas com uma calorosa saudação, e já agendam os passeios.


O passeio a Águas Belas custa cerca de R$50 por pessoa. Baratinho! Ao chegar à barraca, reserve o almoço e embarque em um bugre para um passeio inesquecível. Pela beira-mar, podendo parar para tomar banho, o bugre leva os passageiros até a praia de Barra Nova, com parada na sorveteria do Peninha para um delicioso sorvete de frutas da estação. Em seguida, uma parada para um banho de água doce na Bica do Casadinho. Vale a pena! 


Os bugres vão pela praia até a foz do Rio Mal-Cozinhado, onde há uma balsa, e o passeio segue até a Bica do Casadinho.

De volta à barraca, seu almoço já estará esperando para ser servido. Nós escolhemos baião de dois, peixe e batata frita. Estava delicioso e muito bem servido. Para duas pessoas, já com cerveja e sobremesa, o dia todo custou cerca de R$ 100. Definitivamente, não é caro. Na praia do lado, você gastaria, pelo menos, o dobro deste valor e duvido muito que fosse tão bem tratado!


Eu não sei o que tem na água do mae no Ceará, mas não há peixes de água salgada melhores do que os de lá!

Você pode voltar para Fortaleza no mesmo dia, mas, se valer uma dica mais preciosa ainda, fique! Como eles dizem por lá, Águas Belas é onde o Sol beija a Lua e o rio abraça o mar. Aproveite o clima de romance e fique hospedado nas Jangadas da Caponga. Saia  com o seu amor para ver a lua na beira-mar, namore, durma, e se encante com o café da manhã do hotel. Acredite: vale cada centavo!

Depois de um dia maravilhoso, é só relaxar à beira da piscina! (Fotos: Juntando Mochilas)


Nívia Gouveia é jornalista e travel-writer.
Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, Nívia pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:

  1. Belo texto e também um belo lugar esse que você acabou de escrever. Realmente valeu a pena conferir bem de pertinho.

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml