quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como tirar e renovar passaporte

Com essas dicas, você vai ver que emitir o seu documento de viagens é muito mais simples do que você imagina!
(Foto: Juntando Mochilas)


Sabe aquela postagem que tem em todo blog de viagem? Então... É batido, a gente sabe, mas é uma das maiores dúvidas do leitor. A gente até tentou não escrever a respeito, mas não deu pra escapar. Neste artigo, você vai descobrir como se tira e que não se renova o passaporte. É isso mesmo que você leu! Não se renova passaporte. Cada vez que um documento de viagem vence, é necessário se fazer um novo, que vem inclusive com outra numeração. Antigamente, a emissão do documento de viagem era muito complicada e burocrática, mas, hoje em dia, com a informatização dos processos, é bastante simples emitir um passaporte. 
Para começar, você acessa o site da Polícia Federal. Lá é possível verificar a documentação necessária, dar entrada na requisição, gerar a Guia de Recolhimento à União - GRU (uma espécie de boleto) e agendar o atendimento. Bem fácil.
Para obter um passaporte brasileiro, é necessário ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais (se maior de idade), estar quite com o serviço militar (se do sexo masculino), não ser procurado pela polícia nem estar impedido pela justiça de sair do país. O requerente deve preencher esta ficha.


Página inicial da área de passaportes da PF, cujo link está lá em cima. (Foto: Juntando Mochilas).

Após o preenchimento, é gerada a GRU de que falei. Você paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou mesmo pelo internet banking. A taxa atual é de R$ 257,25 (o valor é caro, mas compensa, pois o documento tem validade de 10 anos). Com a GRU paga, acesse novamente o site da Polícia Federal e agende seu atendimento. Não dá para agendar antes de pagar a GRU, porque é necessário um número de protocolo válido. Pague, depois agende.
No dia e horário agendados, compareça ao posto de atendimento da PF munido de documento de identificação com foto, Cadastro de Pessoa Física - CPF, certidão de nascimento e/ou casamento, e GRU paga. Se este não é seu primeiro passaporte, leve os antigos para que o agente da PF os invalide. Calma! Não precisa ficar com pena. Você não perde a caderneta. Eles só perfuram a capa e a contracapa.
No dia, chegue pelo menos 15 minutos mais cedo do que a hora indicada. Vá com roupa discreta, cabelos arrumados e, no caso das mulheres, com maquiagem muito suave, pois é neste dia que você tira a foto, e você não vai querer sair na foto do passaporte parecendo um pano de chão, não é mesmo? Ao mesmo tempo, não exagere! Não é permitido tirar a foto com roupas escandalosas, boné, brincos grandes, maquiagem exagerada. Vá arrumado(a), mas sério(a). Também não use cremes nas mãos, para não atrapalhar na coleta das impressões digitais.


O atendimento e a entrega são muito rápidos. Você resolve tudo em menos de 30 minutos. (Foto: Juntando Mochilas).

Depois deste passo, o atendente vai avisar quando você poderá voltar e buscar o documento. Normalmente, o prazo é de 6 dias úteis. É só voltar e buscar na data combinada. Se você não for buscar num prazo de 3 meses, o passaporte é incinerado e todas as taxas pagas são perdidas, então não deixe de ir buscar.
Outra dica: não deixe para fazer o seu passaporte em cima da hora de viajar. Corre o risco de ele não ficar pronto a contento e você ser impedido de sair do Brasil. Procure ter o documento sempre atualizado, já que a validade dele é de 10 anos, e não perca aquela promoção de passagens de última hora!


Nívia Gouveia é jornalista e travel-writer.
Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, Nívia pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:

  1. E quando o passaporte há o visto americano, o novo precisará ter também? Meu passaporte vence no ano que vem e o meu visto só daqui a 10 anos. O que faz nessa situação?

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml