segunda-feira, 4 de setembro de 2017

10 atrações imperdíveis em Brasília

Uns odeiam a cidade, outros a amam. Brasília é mesmo uma cidade de extremos. Vivi lá há 10 anos e só agora posso fazer minha lista do que não se deve deixar de fazer na cidade.




Ernest Hemingway dizia que só se deve escrever sobre um lugar depois de se sair dele e, talvez, seja essa a causa de eu evitar escrever sobre Brasília. Morei por um tempo na capital federal, há 10 anos, e esperava pelo sentimento de não fazer mais parte de lá para produzir algum material. Embora muitos amigos me peçam dicas e eu dê, não havia nada escrito. Pois bem, acho que chegou a hora.
Nesta semana, o Brasil comemora os 195 anos de sua independência de Portugal (teoricamente, pelo menos). Você sabia que um dos lugares mais legais para se curtir o feriadão que vem aí é a cidade de Brasília? Pois é, meu anjo! Para muito além do que a TV mostra, o feriado de 7 de Setembro é bem interessante no Planalto Central. Veja essa e várias outras dicas para turistar em Brasília a seguir:

1. Parada de 7 de Setembro

Os transportes públicos funcionam gratuitamente durante 24h no feriado de 7 de Setembro, e é bom chegar cedo à Esplanada dos Ministérios para não perder nada. Várias barraquinhas vendem comida típica, empresas privadas sempre promovem grandes eventos (um grande banco faz o circuito de Vôlei de Praia, um energético famoso apresenta esportes radicais etc.). O dia começa com a parada militar, que é uma herança triste do nosso período de ditadura, mas confesso que é lindo de se ver. Logo em seguida, a Esquadrilha da Fumaça dá o seu show, voando baixo pelo céu da capital. À tarde, costumam haver espetáculos musicais com atrações de renome nacional, como Wesley Safadão, Chitãozinho & Xororó, e Ivete Sangalo. Confira a programação deste ano no site do Governo do Distrito Federal ou nos jornais locais. A festa termina com uma queima de fogos de artifício. Pode parecer um estrago, mas Brasília não tem tradição de eventos, então o Sete de Setembro é a maior festa da cidade.
Esquadrilha da Fumaça é atração mais legal da festa da Independência. Vale muito a pena acordar cedo para ver!

2. Memorial JK

Passado o feriado, você pode começar a conhecer a cidade. Se vale a dica, sugiro que inicie o tour pelo Memorial Juscelino Kubitscheck, que fica no Eixo Monumental. O Memorial conta a história do homem que se tornou Presidente do Brasil e construiu Brasília, há pouco mais de 50 anos. É importante começar por lá para se ter uma contextualização histórica do que significou a transferência da capital para uma cidade que nem existia. A visita começa pela infância de Juscelino e termina com uma visita ao seu túmulo. Entendendo a pessoa do Presidente, poderemos começar o passeio por BSB, como a capital é carinhosamente conhecida.
A foto do tchauzinho para Kubitscheck é um clássico do Memorial JK.



3. Ermida Dom Bosco

Desça o Eixo Monumental, passe pela Ponte JK e siga para o Lago Norte. Lá existe um Parque Ecológico, com um Santuário, um Mosteiro e um marco de mármore representando o ponto exato citado por Dom Bosco. Em um sonho profético, o religioso relatou um oásis: "Quando vierem explorar as riquezas escondidas neste planalto, surgirá aqui a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível". Este sonho foi o que fez a congregação Salesiana desembarcar no Brasil em 1883 e, mais tarde, Juscelino mover a capital.
Marco do local sonhado por Dom Bosco onde seria criada uma civilização de cujo chão brotaria leite e mel.

4. Catetinho

Saindo da Ermida pela EPDB e, em seguida, tomando a DF-003 com sentido ao Gama, entre à esquerda para conhecer o Catetinho. O nome é uma referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, onde funcionava a sede do governo federal até então. Kubitscheck construiu uma casa simples, de madeira, e foi junto com os operários para a maior empreitada da sua vida. Ele transferiu a sede do poder para uma cabana no meio do nada e começou a construir Brasília. O Catetinho hoje é um museu e, no seu interior, estão expostas muitas peças daquela época, inclusive embalagens de alimentos da década de 1950. Atrás do Catetinho há uma reserva ecológica com um riacho. Vale a pena descansar por lá.
O primeiro palácio do governo em Brasília era uma casa de madeira, sem luxo, mas com muita vontade de se construir uma nova capital.
Interior do Catetinho mantém a mesma decoração de quando a casa era a sede do governo federal.

5. Praça dos Três Poderes

Voltando à Brasília, siga para a Praça dos Três Poderes, porque este foi o grande objetivo da invenção da cidade. Na Praça, não deixe de visitar o Museu Histórico, o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa (que abriga uma enorme maquete da cidade), o Espaço Niemeyer. Aproveite também para tirar muitas fotos em frente ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto, os três poderes constituídos do Brasil. A segurança desses prédios é reforçada, então não ache que é fácil de entrar, mas, com alguma sorte, talvez você consiga tacar um ovo em algum político... Não estou incentivando, só dando a ideia. Hahahah!
Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, que foi meu trabalho e minha segunda casa de 2006 a 2009.


6. Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida

Os próximos pontos de interesse ficam próximos à Praça dos Três Poderes e, a depender do tempo disponível e da condição física, é possível ir a pé. O primeiro deles é a Catedral Metropolitana. Devotada à Santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a construção impressiona pelas linhas ousadas de Niemeyer, pelas esculturas penduradas no teto e por sua acústica perfeita. Turistas costumam gostar de um truque: dá pra brincar de telefone sem fio na Catedral. É só encostar o ouvido na ponta de uma das paredes curvas internas, enquanto outra pessoa fala baixinho junto à outra ponta da mesma parede. O som se propaga de uma maneira incrível e chega nítido do outro lado. Lá também está exposta a primeira réplica da escultura da Pietá, de Michelângelo, micromilimetricamente idêntica à original.
Catedral vista de fora, é bonita. De dentro é mais bonita ainda!
O interior da Catedral Metropolitana sempre me fascinou. O mármore e os vitrais fazem o edifício parecer superleve.


7. Complexo Cultural da República


Reúne a Biblioteca, o Museu Nacional, o Teatro Nacional Cláudio Santoro e abrigará, futuramente, uma ópera, um auditório e uma sinfônica. Provavelmente, a obra que deu mais trabalho aos engenheiros que trabalharam com Niemeyer tenha sido o Museu Nacional. O grande domo de concreto com uma rampa circular que perpassa todo o prédio é de uma beleza singular e parece flutuar no Eixo Monumental. Além de uma exposição permanente com desenhos e esboços de Niemeyer, o espaço recebe grandes exposições em turnê pelo mundo todo e tem visitação gratuita. Vale a pena conferir a programação do Teatro Nacional. Sempre há boas peças em cartaz a um preço baixo.
Parece incrível, mas esta é a melhor foto que eu tenho do exterior do Complexo Cultural. As câmeras o os celulares não eram tão bons em 2006...
Percebe a gata que desfilava todos os dias os seu terninhos pela Esplanada dos Ministérios! Nera fraca não!


8. Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Do Complexo Cultural, siga para a entrequadra 307/308 Sul, na Asa Sul. Lá você vai ver uma outra obra-prima de Oscar Niemeyer, em formato de um capelo, aqueles chapéus que as freiras usavam antigamente. É a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, conhecida pelos brasilienses como "a igrejinha". A Igrejinha foi construída há exatos 50 anos, a pedido de Dona Sarah Kubitscheck. Sua obra durou apenas 100 dias e recebeu um enorme painel cerâmico do pintor, escultor e desenhista brasileiro Athos Bulcão. Logo em frente da Igrejinha, do lado esquerdo, aproveite para repor as energias na Pizzaria Dom Bosco. A pizzaria é a mais antiga da capital e mantêm as suas origens, servindo até hoje um único sabor: muçarela. A opção é somente se a fatia será simples ou dupla. Gostosa demais!
Tenho um carinho especial pela Igrejinha, pois meu avô foi a Brasília na época da construção da capela e me pediu para visitá-la e fazer fotos para que ele visse como ela ficou, 40 anos depois.


9. Parque da Cidade


Subindo um pouco na Asa Sul, sentido Oeste, entre no Parque da Cidade. O Parque é, talvez, o maior parque urbano do Brasil e tem 420 hectares. Dentro dele há várias opções de lazer, como o parquinho Ana Lídia, o parque de diversões Nova Nicolândia, praças, pistas e equipamentos esportivos, bares, um relógio solar, um lago e um enorme Pavilhão de Exposições. É atração para um dia inteiro!
Reconhece o casalzinho aí? Esta foto foi no comecinho do nosso namoro, quando Jayme ia me visitar em Brasília. Mostrei-lhe a capital e ele gostou muito do Parque da Cidade.


10. Pontão do Lago Sul

Indo ao Lago Paranoá pela ponte Honestino Guimarães (estudante morto pela ditadura), se chega ao Pontão do Lago Sul. O lugar é um complexo de lojas, bares e restaurantes, com uma marina para atracação de embarcações de pequeno e médio porte no Lago. Fotógrafos costumam aproveitar a bela luz do local para clicar noivas, debutantes e modelos. Se eles fazem isso, você também deveria! Recomendo também uma parada estratégica ao por do sol para um delicioso açaí em um dos estabelecimentos, que tem uma pegada mais surf. Dá pra ficar lá e esperar a noite cair, com as incontáveis estrelas que fazem do céu de Brasília o mais famoso deste país.


(Fotos: Todas as fotos fazem parte do meu arquivo pessoal. Não tem fotos do Pontão porque restou pouco daquela época, mas eu sempre ia lá, e recomendo que você acredite em mim e vá lá ver com os seus olhos o skyline de BSB realçado pelo mais lindo por de sol).


Nívia Gouveia
é jornalista e travel-writer. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml