terça-feira, 4 de abril de 2017

Confeitaria Colombo: uma viagem a belle époque carioca

Vista do salão principal da Confeitaria Colombo

A França, por muitos anos, foi referência de vanguarda para vários países do mundo. Cidades brasileiras como Recife, São Luis e, a capital do Brasil da época, Rio de Janeiro, tiveram o pais da torre Eiffel como modelo de refinamento, bom gosto e ascensão cultural a ser seguido pela atrasada colônia. Um dos grandes representantes dessa Belle Époque carioca e que continua vivo até hoje é a Cafeteria Colombo.

Salão principal
Fundada em 1894, o local foi por muito tempo o ponto de sociabilização de idéias e pensamentos dos intelectuais da época. Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e Machado de Assis eram frequentadores assíduos de lá.

Quer saber os locais que fazem referência a Machado de Assis no Rio de Janeiro? Clique aqui e leia

Doces e salgados, muitos de fabricação própria
Seus salões com um toque art nouveau e a mobília do século 19 mantem intacto todo o luxo e o glamour dos tempos da velha república. Os doces e salgados, muitos de fabricação própria, são uma atração a parte.

Café da manhã com estilo


Muitos dos utensílios antigos estão expostos na entrada da confeitaria
Fomos convidados para o buffet de café da manhã que acontece aos sábados no Restaurante Cristóvão, localizado no primeiro andar da confeitaria. Doces, bolos, pães, sucos, frios... tudo muito simples mas com muito requinte. O custo por pessoa sai R$63,50 mas, antes que os os viajantes mais econômicos caiam pra trás, digo que vale muito a pena. Ahh e se quiser ir logo na parte da manhã, chegue cedo. A fila é grande.

Confeitaria Colombo no térreo e Restaurante Cristóvão no primeiro andar

Buffet de café da manhã que ocorre todos os sábados.

200 anos de história que merecem está na sua lista de locais para visitar

Leia também:



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml