domingo, 30 de outubro de 2016

Passeios a pé pela Urca

Pare, respire e contemple

A Urca, bairro nobre localizado no Rio de Janeiro, é bastante visitado devido ao Pão de Açucar e seu bondinho. Mas o bairro pode trazer mais experiências do que vê o Rio de Janeiro do alto.
Durante minha estadia no Rio de Janeiro em 2016 fiquei hospedado próximo a Urca e aproveite para conhece-la bem. E por ser um bairro pequeno e de acesso limitado, o melhor jeito para fazer isso é  a pé. Entre militares e cães Gold Retriveres, passear na Urca é uma das experiências mais cariocas que você pode ter.

Mureta da Urca

Mureta da Urca

Caminhada de 4km (ida e volta) que lhe renderá ótima vista da Baia de Guanabara, da ponte Rio-Niteroi, do Cristo Redentor um pouco mais distante, dos aviões fazendo manobra de pouso no aeroporto Santos Dumont e de inúmeros pescadores em sua borda. Mas nada disso é deboche: a vista é de fato linda e agradável. Não deixe de fazer uma pausa no Bar da Urca para contemplar a vista que deu ao bar por várias vezes o título de melhor paisagem da cidade. Se puder fazer o passeio no final da tarde aproveite para admirar um dos mais belos por do sol que já viu.

Trilha do pão de Açúcar

Muita gente aproveita a trilha para caminhar

De nome oficial Pista Cláudio Coutinho, a Trilha se inicia ao lado da Praia Vermelha e margeia os Morros da Urca e do Pão de Açúcar. Com 2,5km de extensão indo e vindo, há um trecho dela que você pode desviar por uma trilha que lhe levará ao topo do Morro da Urca, primeira parada do bondinho. Corrida agradável e curta mesmo para os aqueles que não estão em dia com as atividades físicas.

Início da trilha que sobe para o Morro da Urca

Pista Cláudio Coutinho

Praia Vermelha

Praia Vermelha

Localizada entre o morro da Urca e o morro da Babilônia, a praia compensa a sua pequena extensão com a paisagem que lhe cerca. Recebeu esse nome devido ao reflexo do sol em sua areia durante o fim do dia, lhe conferindo colocação avermelhada. Se você fez todas as caminhadas acima citadas, certamente vai querer parar aqui para relaxar e tomar um banho. Alugar um Stand Up Pedal ou Caiaque para se aventurar em suas águas também é uma boa pedida. Disseram que alguns aproveitam para remar para alguma das ilhotas a frente da praia e curtir um ócio.

Bonde do Pão de Açúcar

A disputa para ficar na frente é grande

Certamente o maior motivo dos turistas virem a Urca, o bonde do Pão de Açúcar liga a praia Vermelha (estação I) ao topo dos Morros da Urca (Estações II e III) e do Pão de Açúcar (estação IV).

Vista do Pão de Açucar

Na parada do morro da Urca, pode-se visitar a Praça dos Bondes com os dois primeiros modelos utilizados e duas estátuas em bronze de seus idealizadores. Daqui também você já pode tirar as primeiras fotos do Rio de Janeiro do alto, mas ainda não as melhores. Lembrando que pode se chegar no alto do Morro da Urca pela trilha do Pão de Açúcar e optar seguir de bondinho para o Morro do Pão de Açúcar ou descer pelo bondinho até a praia vermelha. Ou mesmo voltar a pé pela trilha caso ainda tenha fôlego. O local também dispõe de um espaço com restaurante, um anfiteatro, um heliponto para passeios de helicóptero e o Museu do Cocuruto, inaugurado em 2010 para contar a história do bondinho e toda a aventura tecnológica para torna-lo real. O acesso é gratuito.

Museu do Cocuruto

Algumas das engrenagens do primeiro bonde

Praça dos bondes

Aproveita a vista para tirar fotos

No Morro do Pão de Açúcar você encontra uma estrutura de lounge e lojas de souvenirs, além de uma pequena trilha por uma área de preservação e a vista plena de toda a cidade do Rio onde, obviamente, você vai tirar as melhores fotos.

Saída da estação IV

Vista da Baia de Guanabara

O ticket para um adulto custa R$ 76,00 e bonde funciona todos os dias das 08h30 as 19h30. Para maiores informações, clique aqui e saiba mais

Leia também:

O Rio de Janeiro de Machado de Assis
Mondial de lá Bière no Rio de Janeiro
Confeitaria Colombo
O que visitar no Rio de Janeiro pós-olímpico

E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml