segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A beleza natural e os esportes radicais em Mambaí

Cachoeira do Funil é acessada pela caverna que há por baixo da queda d'água.
Há um mês, o Catraca Livre publicou uma matéria sobre os paraísos brasileiros que você precisa conhecer e constava da lista a pequena Mambaí, na Serra Geral, divisa de Goiás com a Bahia. Por sua hidrologia, Mambaí faz parte da Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho, rio que desemboca no rio Paranã e torna-se, mais ao norte, um dos principais afluentes do rio Tocantins. O município está se consolidando como um destino de esportes radicais.
Eu estive em Mambaí há cerca de 10 anos, quando ainda nem sonhava em ter o blog e era bem recente a prática de rapel, cascading e tirolesa na região. A cidade fica a 300Km de Brasília e, como eu morava na capital federal, decidi fazer o passeio. 

Leia também: Hostel 7: O Melhor de Brasília

A empresa escolhida foi a Itakamã Ecoturismo e Aventura, de Brasília, especializada neste tipo de turismo. A Itakamã é comandada pelo Maurício Martins, um apaixonado pela natureza, praticante de highline (corda bamba em altura), alpinismo e montanhismo. Em Mambaí, a Itakamã tem uma parceria com a Mambaí Adventure, que opera os esportes radicais no município.
Quando eu fui, o grupo saiu de Brasília no fim da tarde da sexta e foi direto para a Pousada Cerrado, em Mambaí. Cada um foi deixar as coisas no quarto e tomar banho, nos encontrando logo em seguida na porta da Pousada e fomos à cidade jantar. Dormimos cedo, para aguentar o repuxo no dia seguinte.
O acesso é feito por trilhas. A van fica na estrada e a gente segue mato adentro.
No sábado pela manhã, fomos para a Cachoeira do Funil, que tem esse nome porque a erosão causada pelo rio cavou o chão e o rio “some” por baixo da terra. A cachoeira possui 23 metros de altura (quase 8 andares). Começamos com uma trilha de intensidade baixa para média, necessitando de algum condicionamento físico. A trilha termina numa caverna com um rio dentro. Entramos no rio e seguimos por dentro da caverna até passarmos por baixo da cachoeira. O lugar é lindo! Subimos por uma escadaria de madeira, cercada de plantas exóticas e com aquele vaporzinho de água. Seguimos para a esquerda e fizemos Cascading.
Primeira fase da descida é positiva, com os pés apoiados na cachoeira.
Depois, a descida é negativa. é só soltar os pés e sentir a água levar o medo embora!
Para quem não tem familiaridade com os termos, Cascading é o rapel em cachoeiras, ou rapel molhado. O Cascading, assim como o rapel, pode ser positivo (quando o praticante pode apoiar os pés durante o percurso) ou negativo (sem contato com paredes ou chão). O Cascading da Cachoeira do Funil é quase todo negativo, possuindo apenas os três primeiros metros de apoio. A sensação é indescritível.
Pra dar ideia do quanto é alto lá na cachoeira, olha a Monique e a Day observado a descida da amiga Jandi!
Almoçamos na cidade e demos um pulo na cachoeira Paraíso do Cerrado para um banho refrescante. À noite, mais uma saída curta, pois a cidade é muito calma e mesmo os bares fecham cedo. Comemos pizza, jogamos sinuca e bebemos um pouco. Fomos para a pousada dormir.
Cachoeira Paraíso do Cerrado
No domingo pela manhã, pegamos mais uma trilha e fomos ao Poço Azul. Um local lindo onde a água limpinha ganha tons inacreditáveis por causa da composição do solo. O banho é bem gelado, mas vale à pena. A trilha continua e nos leva à Lapa do Penhasco, uma caverna enorme e muito bonita. Os espeleologistas (especialistas em cavernas) piram! O lugar é cheio de estalactites, estalagmites, grutas, até um rio passa por dentro! É lindo de viver!

Entrada da Lapa do Penhasco

Mergulho dentro da caverna foi sensacional!

Subindo pela direita da boca da caverna, acessamos um mirante numa cabana coberta de palha, é o ponto de chegada da tirolesa. Mambaí ostenta a segunda mais alta tirolesa do Brasil, perdendo apenas para a que existe na cidade de Brotas, em São Paulo. O atrativo está a 102m do chão e percorre 320m sobre o cânion e a entrada da caverna. O visual é impressionante! Gostei tanto que fiz duas vezes, pagando a taxa extra, e só não fiz a terceira porque precisava dar a vez aos colegas. Hahaha!


Terminamos a tirolesa no fim da tarde. Caminhamos até a van e voltamos para Brasília. A Itakamã nos deixou na rodoviária do Plano Piloto por volta das 20h do domingo.
Atualmente, o Maurício tem feito as excursões mais longas, de 4 dias e 3 noites, para Mambaí. É que há muito a conhecer e um final de semana é muito pouco para curtir bem a viagem. Fui conferir no site os valores atualizados e descobri que o passeio custa 775 reais, que podem ser parcelados em até 3 vezes. O valor inclui traslado, hospedagem, guia, entrada nos atrativos, duas descidas de rapel, aluguel de capacetes e seguro viagem. As descidas na tirolesa são cobradas por fora e custam 45 reais.

Grupo da excursão com o Maurício, da Itakamã (de pé na cerca), pouco antes do Cascading na Cachoeira do Funil.

Apesar de dar para fazer o passeio sozinho e só contratar o rapel e a tirolesa lá em Mambaí, recomendo fortemente que você vá com uma empresa e em grupo. Sai um pouco mais caro, mas compensa. Ter companhia e não se preocupar em procurar atrativos ou em os mesmos já estarem com lotação esgotada já faz valer a pena.

Leia também:
Hostel 7: O melhor de Brasília 


E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.


Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml