terça-feira, 25 de agosto de 2015

Juntando Mochilas no 2° Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens

Trilha pela Serra do Lenheiro com os blogueiros participantes do encontro.

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2015, a cidade mineira de São João Del Rei recebeu o 2° Encontro de Inverno de Blogueiros de Viagens. O evento foi organizado por Antônio Rômulo, do Blog Retrip, com o apoio de diversas empresas locais, incluindo hotéis, restaurantes, empresas de turismo. Dezessete blogs de todo o Brasil se reuniram para compartilhar experiências e fazer o que seus participantes mais gostam: viajar. O Juntando Mochilas, claro, marcou presença por lá.
Nossa hospedagem ficou por conta do Vicenza Apart Hotel, de altíssimo padrão e bem localizado na cidade, ficamos a apenas 10 minutos de caminhada do centro histórico. Em breve, postarei um texto exclusivamente sobre esse hotel, pois a hospedagem vale a pena.
No primeiro dia, visitamos a Imperial Estanhos. A loja produz e vende peças manufaturadas nesse metal de brilho intenso cinza metálico. O mais interessante é que esse artesanato é uma exclusividade São-Joanense, ou seja, nenhum outro local do Brasil produz esse tipo de arte.
Apresentação da loja

Fabricação das peças são feitos de forma manual

Peças expostas.
Depois fomos recebidos na sede da empresa Rumos em Rotas, primeira do gênero na cidade. As boas vindas foram regadas a uma degustação de cachaça mineira e queijos da região, além de pão de queijo e bolinhos de feijão. Esses dois últimos, combinados, compõem outra exclusividade da cidade. A iguaria é conhecida como Tijucano, e consiste basicamente em abrir o pão de queijo manualmente e recheá-lo com o bolo de feijão. Aparentemente simples, a combinação de sabores é perfeita e difícil de esquecer.
Recepção na sede da Rumos em Rotas.
Prova do Tijucano.

Na manhã do dia 15, foi a vez que irmos ao Garden Hill Hotel e Golfe para assistir a palestras de dois blogueiros com grande bagagem a ser compartilhada. Cris Marques, do blog Dentrodo Mochilão, falou de suas motivações de viagens e inspirou muitos de nós a sair da zona de conforto e tocar nossos projetos.
A palestra da Cris inspirou muitos de nós a sair da zona de conforto

O Fábio nos trouxe uma visão mais técnica sobre projetos 

Na sequência, Fábio Lima do blog Intrip apresentou uma fala mais técnica sobre projetos de viagens, listando etapas para a montagem de um plano bem apresentável para potenciais clientes. A palestra finalizou com o exemplo de um projeto bem-sucedido do blog dele, com números e exemplificações de como podemos adaptar a ideia em nossas propostas. As palestras foram excepcionais e as informações se complementavam perfeitamente.
No final da manhã, um almoço bem regional no Restaurante Albatroz, regado a bastante tutu e feijão tropeiro. Depois do almoço seguimos para o passeio de Maria Fumaça rumo a cidade vizinha de Tiradentes, a 10Km de São João Del Rei. Uma verdadeira viagem ao passado. Com o apoio da Rumos em Rotas, caminhamos pela cidade e conhecemos suas ruas e igrejas.

Leia também: Tiradentes é uma viagem pela história do Brasil

Passeio de maria fumaça entre São João del Rei e Tiradentes

Impossível não tirar várias fotos durante do trajeto,

Centro histórico de Tiradentes

Caminhada pelas ruas e ladeiras históricas da cidade.

Estátua de Tiradentes.

À noite, mais uma atividade maravilhosa organizada pela empresa de receptivo. Fomos ao centro antigo de São João Del Rei para acompanhar a encenação do espetáculo Lendas São-Joaneses, que narra histórias místicas ocorridas na cidade em tempos passados. Verdadeiros ou não, os contos são de arrepiar. Nosso segundo dia terminou com muita cerveja e chorinho no restaurante O Bistrô. Do primeiro andar de um casarão antigo onde o bar está instalado, curtimos o visual noturno do centro histórico.
Lendas São-Joanenses encenadas no centro histórico de São João Del Rei.

Confraternização n' O Bistrô

No último dia, uma programação bem diversificada. Seguimos por uma trilha na Serra do Lenheiro. O pessoal da Rumos em Rotas nos acompanhou explicando a respeito da geologia do local, bem como sobre os povos pré-históricos que ali habitaram. Pudemos ver pinturas rupestres, feitas nas paredes de uma antiga caverna. A caminhada terminou com uma vista surpreendente do topo de uma pedra. Um visual incrível.
Trilha na Serra do Lenheiro

Pinturas rupestres

Finalizamos nosso encontro com um almoço no restaurante Dedo de Moça, onde a proprietária Ana Pires nos apresentou seus pratos premiados: o Acarajé Mineiro e a Fondue Mineira. Também fomos apresentados a João Dutra, proprietário da Catauá, fabricante de queijos totalmente artesanais. Com quase 200 anos de operação, a empresa foi a primeira do gênero a receber certificação por fazer queijos a partir do leite in natura. Tive que trazer uma dessas peças raras para Recife.


Fondue Mineira, prato premiado do restaurante Dedo de Moça

Apresentação da proprietária do Restaurante Dedo de Moça juntamente com Queijo Catauá
Voltei com a certeza de que a cidade de São João Del Rei precisa ser descoberta pelos brasileiros. Tendemos a pensar logo nas turísticas Ouro Preto, Congonhas e Tiradentes quando falamos em Estrada Real. Mas São João Del Rei provou que tem seu brilho próprio e muita coisa boa para oferecer. Mas isso ficará para uma postagem exclusiva sobre a cidade.

Blogs Participantes:


José Jayme
Engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:

  1. Foi um imenso prazer recebê-los. Vindo a Minas não deixe de nos visitar. Adorei o post!!!! Belas fotos!!! ☺

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml