terça-feira, 10 de maio de 2016

5 dicas de como ser um bom anfitrião

Recebendo amigos da Itália em Recife

Talvez um dos melhores alívios de todo o amante de viagens que passa muito tempo sem por o pé na estrada é receber viajantes em sua casa. Além de trocar experiências, ter ao seu lado uma pessoa com energia de conhecer os lugares que você já está acostumado a ir até lhe dá um animo para revisita-los. Mas por vezes esse ânimo em querer fazer o melhor roteiro possível para seu amigo viajante pode acabar em falhas difíceis de reparar. Pensando nisso, listamos 5 dicas para tornar a viagem de seu amigo viajante a melhor possível:

1 – Troque ideias prévias

Gabriela do blog Gabi Pelo Mundo já passou pela nossa cidade e nos visitou

Antes mesmo dele embarcar, aproveite para ajudá-lo a montar o roteiro. Veja quais lugares ele quer visitar, dê sugestões ou mesmo ajude nas pesquisas. As vezes o viajante está tão perdido que não sabe nem por onde procurar e você, com duas ou três palavras chaves no google, acha fácil. De quebra, ainda acaba ganhando uma informação extra para um futuro roteiro.

2 – Saiba antes quem é seu amigo viajante

Parentes que moram no exterior também já vieram a nossa terrinha

Mesmo que seja um parente que você conheça bem, procure estudar qual seu perfil viajante. É aventureiro? Gosta de lugares pacatos? Curte uma balada? Procure saber bem sobre esses detalhes para não o levar a uma programação que você ache imperdível, mas que não seja a pegada do amigo viajante.  Alguns deslizes podem ser mais graves, como descobrir que seu amigo é vegetariano depois de ter entrado em uma churrascaria. Por isso é sempre bom perguntar.

3 - Saiba de onde vem seu amigo viajante

Amigos de longa data nos receberam em São Paulo

Essa dica é muito importante para escolher onde vai leva-lo. Imagine que seu amigo more em um lugar frio e você more a beira mar. A praia certamente será um lugar que ele queira muito visitar. Se sua cidade tiver uma atração exclusiva também pode entrar no passeio. Mas levar seu parente gaúcho para uma churrascaria talvez não seja uma boa escolha. São coisas que devem ser verificadas antes;

4 – Saiba qual perfil financeiro de seu amigo viajante

A também blogueira de viagem Nívia Guirra nos recebeu em Salvador

Ele pode ser um cara bem gastador. Ou não. Querer impressionar levando-o para um restaurante caro pode prejudicar o orçamento do amigo viajante. E creio que ele não vai querer lhe desagradar, e acabará pagando caro (literalmente). Então muito cuidado com esse item, pois você pode fazer com que seu amigo viajante tenha que cortar alguns elementos do roteiro se o orçamento estourar. E você não vai querer ser o culpado disso.

5 – Cuidado com o ritmo dos passeios

O mesmos amigos que nos receberam em São Paulo também foram recebidos aqui em Recife

Alguns viajantes curtem passeios mais calmos e contemplativos. Outros, algo mais frenético e com a possibilidade de ver o máximo de coisas em menos tempo. Se não aguentar o pique de seu amigo, deixe-o a vontade para fazer parte do roteiro por conta própria. Agora se você escolher mil lugares para visitar e o viajante não tiver essa disposição, isso pode gerar uma estafa nele. Alinhe bem a velocidade dos passeios e a quantidade de lugares que pretende ir.

Leia também:


E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml