segunda-feira, 12 de maio de 2014

O que visitar em Olinda

Igreja do Carmo, vista a partir do jardim da biblioteca central.

Conhecer Olinda é uma experiência que dificilmente decepciona o visitante. Suas igrejas históricas, casarios do século XVIII, vielas e ladeiras se somam com a rica culinária e cultura existentes em cada esquina. A expressão máxima dessa cultura é vista todos os anos no que é conhecido como um dos maiores carnavais do Brasil, quando blocos e troças desfilam pelas ladeiras centenárias com seus bonecos gigantes, ao som de frevo e do maracatu, acompanhados de uma multidão que sabe bem todas as músicas dos festejos de momo.

Leia também: Guia completo sobre o carnaval de Recife e Olinda

Maracatus ensaiam todos os dias pelas ladeiras da cidade alta.

Fora da época festiva, o Sítio Histórico de Olinda guarda tesouros que estão acessíveis aos pés mais dispostos a caminhar suas ladeiras. Para quem não quiser, ou não poder, enfrentar essa caminhada, há um trenzinho turístico à disposição que parte em frente a biblioteca pública. Logo na chegada da cidade alta, na Praça do Carmo, o visitante encontrará um grupo da Associação de Condutores Mirins de Olinda - ACMO, um ótimo projeto da prefeitura que prepara jovens e crianças de comunidades carentes, fornecendo treinamento para os mesmos e disponibilizando-os para conduzir os turistas. Todos são bilíngues e bem instruídos, o que acaba por trazer práticas sociais ao ofício. O roteiro completo com um deles sai por R$25,00.
Nos primeiros passos por Olinda você irá reparar uma grande quantidade de ateliês e artistas empreendendo seu oficio. Muitos pintam seus quadros ali mesmo, na rua, e disponibilizam seus espaços de trabalho para expor obras. Uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Arte por toda parte
Aproveite a caminhada para conhecer o Mercado da Ribeira (Rua Bernardo Vieira de Melo, Ribeira) para comprar artesanato, e tirar fotos com alguns bonecos gigantes e sombrinhas de frevo que estão à disposição dos turistas, além de comprar alguns CDs de frevo.

No Mercado da Ribeira, você pode "vestir" um boneco gigante
Pouco depois você encontrará o Museu do Mamulengo (Rua de São Bento, 344 – Ribeira. Entrada: R$ 2,00) com um acervo de mais de 1200 bonecos antigos e contemporâneos, é o primeiro do gênero na América Latina. A Sede do Homem da Meia Noite (Rua do Amparo, 31) é outra parada que não pode ficar de fora de seu roteiro. Venerado por todos os amantes do carnaval pernambucano, a casa guarda roupas, fotos e registros dos mais de 80 anos de história do grande símbolo do carnaval olindense. E não pense que você irá o ver no local: O homem da meia noite fica trancado em uma sala e só sai de lá no carnaval ou em eventos excepcionais. A última vez que isso aconteceu foi no velório do presidente do bloco.


Roupa do Homem da Meia Noite

As igrejas que compõem o centro histórico são majestosas e trazem várias traços artísticos, de épocas diferentes, predominando o Barroco e o Neoclássico. No Convento de São Bento (R. de São Bento, s/n), por exemplo, além da grandiosidade de seu altar-mor, pode-se contemplar a missa em canto gregoriano, que acontece todos os domingos.

Altar-mor do Convento de São Bento

Principal templo de Olinda, a Catedral da Sé (Ladeira da Sé, s/n) está localizada no ponto mais alto da cidade, o Alto da Sé. Recentemente foi construído um mirante, aproveitando a estrutura de uma antiga caixa d'água que atendia o centro histórico, e de onde se tem uma vista privilegiada de Olinda e também da vizinha Recife.

Vista de Recife a partir do mirante do Alto da Sé

Um dos acessos ao Alto da Sé se dá pela Ladeira da Misericórdia, cujo nome será fácil de lembrar, se você conseguir subi-la. Para repor as energias depois de chegar lá, pode-se degustar uma tapioca nas diversas barraquinhas que estão em frente à igreja. A fama das tapioqueiras faz com que os próprios vizinhos do Recife tragam sempre amigos e visitantes ao Alto da Sé, para degustar essa iguaria tipicamente pernambucana e contemplar a vista da primeira e da atual capital do Estado.
Em se tratando de boa comida, Olinda possui uma grande variedade de restaurantes, alguns com destaque nacional, como a Creperia de Olinda (Praça Conselheiro João Alfredo, 168 – Carmo), várias vezes eleito o melhor do Recife pela revista Veja, e a Oficina do Sabor (Rua Amparo, 335), eleito em 2011 como o melhor restaurante de comida brasileira do Brasil, além do Beijupirá (Rua Saldanha Marinho, s/n – Amparo) para bolsos mais folgados. Querendo algo bem regional e mais em conta, visite a Casa da Noca (Rua Bertioga, 243 – Cidade Alta) e conheça uma das melhores macaxeiras com charque da cidade. Vale também uma visita a Bodega de Véio (Rua do Amparo, 212), lugar frequentado por artistas, jornalistas e todo tipo de gente ligada à cultura, além do desfile da população de Olinda, que é uma atração à parte. A mercearia conserva as características de uma bodega tradicional de interior, além de servir bons petiscos e bebidas para quem quer bater um papo no balcão ou até mesmo na rua.

Bodega de Véio
Em termos de hospedagem, a proximidade com Recife a torna uma escolha melhor para se instalar. Pode-se conhecer o Centro Histórico de Olinda e todos os pontos citados no texto em uma boa caminhada de um dia e muitos fazem um bate-volta a partir de Recife, distante apenas 7km. Mas se mesmo assim você optar por ficar no Centro Histórico, recomendamos o Albergue de Olinda (Rua do Sol, 233 – Carmo) pertencente a rede Hostelling International. O albergue tem decoração tipicamente local, chalés individuais e piscina. Infraestrutura acima da média nacional.

Albergue de Olinda

Leia também:


Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:

  1. Adorei o pedaço da pessoa não esquecer o nome da ladeira da Misericórdia! kakakakaak

    Muito legal, acho que tu resumiu bem (apesar de recifense não consigo desvendar Olinda direito) o espírito de Olinda.

    Ah, e eu não sabia dessa sala do Homem da Meia-Noite. Quero ver quando estiver aí! :*

    ResponderExcluir


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml