segunda-feira, 11 de março de 2019

Rota do Café Verde no Ceará

Rota do café verde encanta no interior do Ceará
Clima  de serra, floresta por todo lado, umidade agradável, um frio gostoso e um bom café servido à mesa. Pode parecer mentira mas estamos falando do interior do Ceará. Para ser mais exato da região do Maciço do Baturité, a aproximadamente 100km de distância de Fortaleza.
É nessa região idílica que é plantado um dos melhores cafés do país, e que de tanta qualidade acabou levou o SEBRAE a estimular turisticamente a região e a criar a ainda pouco conhecida Rota do Café Verde.
Em uma área de proteção ambiental de 32.600 hectares, a região abriga uma fauna e flora bastante peculiar, pois é uma região de transição da mata atlântica, que já foi abundante no litoral nordestino, com a floresta amazônica que se avizinha. Nessa localidade, em meados do século IX, por muitos anos foi uma região de forte exploração cafeicultora, a ponto de se construir uma ferrovia para atender a demanda da região. Com o plantio agressivo, o solo da região foi fragilizado e não suportou os constantes ciclos, fazendo a produção declinar até o colapso.
Anos depois, os pioneiros daqui repensaram a forma de cultivar o café. Optaram por um plantio dentro da mata, numa técnica conhecida como Café Sombreado (pois é cultivado sob a sombra das árvores) e implementando métodos orgânicos de cultivo e de sustentabilidade nas lavouras. Hoje, a região produz um café que vem se destacando em concursos nacionais e internacionais.
Tivemos a honra de conhecer essa região a convite do Governo do Ceará e visitamos duas das fazendas produtoras.

Sítio Águas Finas


Sr. Uchôa: experiência de sobra e disposição invejável

Pioneiros na cafeicultura da região, a Família Uchôa produz café desde 1939 e vem aprimorando a técnica ao logo das safras. O passeio pela plantação é conduzido pelo próprio patriarca da família, o Sr. José Castelo Uchôa que numa desenvoltura de dar inveja a muita gente nova, inicia o passeio com uma apresentação do processo de preparo do café, desde a colheira até a torra e depois nos leva por uma trilha em meio aos cafezais plantados dentro da floresta. A apresentação do local por ele e sua equipa não deixa dúvidas sobre a paixão que eles tem pelo café.

Café direto do pé

Café Sombreado, plantado em meio a mata para aproveitar os benefícios que a floresta lhe trás.

Horário de Funcionamento: Segunda a domingo e feriados - Trilhas às 10h, 11h30min, 13h30min e 15horas. 
Contatos: (85) 3272 0240 / 3221 1226/ 988983233 / [email protected] 
Endereço: Acesso pela CE 356 – Guaramiranga.
Custo da trilha com degustação: R$ 30,00 com degustação (precisa ser agendado)

Sítio São Luís


O casarão do século 19 é de tirar o folego de qualquer visitante

O casarão imponente e retrato dos tempos áureos do café é uma atração à parte desse sítio, cuja recepção da dona Cláudia na sala principal nos dá um panorama da história da família dela, desde a construção da residência até os dias de hoje. Somos convidados a entrar pelas dependências do local, que toca diretamente na memória afetiva de muitos. fogão a lenha, café coado no pano e pão fresquinho feito ali mesmo. Quem teve sua infância em meio aos interiores de nosso país, recomendo levar um lenço.

Apresentação da história do Sítio São Luís

Café preparado no fogão a lenha e coado na hora

Bolos e geleias preparados ali mesmo para acompanhar uma xícara de café

A vista bucólica do entorno do casarão é um convite para relaxar
Horário de Funcionamento: Sábados e domingos – 10h às 17h
Contato: [email protected] / ww.facebook.com/sitiosaoluis
Site: http://sitiosaoluiseaserradebaturite.blogspot.com.br/
Endereço: Sítio São Luís, s/n – Zona Rural, Distrito Santana - Pacoti
Contatos para agendamento de visitas: 85 987290099 / 85 986169837 / 85 986810410
Visita história ao casarão com degustação: R$ 35,00 (precisa ser agendada)

Onde comer

Sabor mineiro em pleno interior do Ceará

Em nossa ida, paramos para almoçar no Mineiro - Casa de Amigos. Como o próprio nome já diz, o estabelecimento é especializado em culinária de Minas Gerais.

Como chegar


A rota do café verde fica a uma distancia de 100 km de Fortaleza e pode ser feita por conta própria de carro com acessos pela BR-020 com CE-253, CE-065 ou ainda CE-060.
Se preferir contratar uma agência de turismo, recomendamos a ErnaniTur através do telefone (085) 3533-7700. Como há diversos outros sítios, museus e até mosteiros que podem ser visitados, o custo do passeio dependerá dos locais a serem visitados.

_______________________________________________________________________
O passeio realizado pelo nosso blog à Rota do Café Verde no Ceará contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará. Apesar do apoio, as informações aqui contidas refletem nossa real experiência


Leia também:

O que visitar em Fortaleza

José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

3 comentários:


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml