terça-feira, 29 de agosto de 2017

Rota das Águas aos Vinhos de Petrolina

Vinícola Rio Sol

Petrolina é uma pérola turística ainda pouco explorada pelo grande público. Localizada no sertão pernambucano as margens do Rio São Francisco, tem uma forte indústria agrícola onde se destacam, além de diversas outras frutas para exportação, a produção de uvas e vinhos. Vale ressaltar que, junto com a África do Sul, essas regiões são as únicas do mundo que se consegue produzir mais de uma safra por ano. Lembrem-se que estamos falando do sertão do Nordeste!
Aliado a essa força industrial, o enoturismo vem de carona com várias opções de passeios. Infelizmente, ainda supridos em sua maioria por pessoas que visitam a cidade à negócios. Há dois passeios que recomendamos bastante. Um deles é o Vapor do Vinho, o qual já falamos em outro artigo (clique aqui e saiba mais). O segundo é o passeio a vinícola da Rio Sol.


Como Chegar

Espumante Rio Sol

A vinícola fica no município de Lagoa do Carro, distante 70km de Petrolina. Você pode ir de carro pela BR-428/122 em direção ao município de Vermelhos. Siga as placas.
Mas se não estiver de carro, já compre o pacote pela empresa Opção Turismo opera o passeio da vinícola. Falaremos mais sobre ela adiante.

Passeio

Uvas direto do pé
O passeio à vinícola se inicia na loja de fábrica com a recepção dos turistas, e segue para os parreirais. Lá você aprende sobre o processo de plantio e crescimento das uvas, bem como suas características, e pode come-las direto do pé.
O passeio segue pela fábrica, onde as uvas são beneficiadas para a produção do vinho. Seguindo para a adega onde são explicados maiores detalhes sobre os rótulos produzidos.


Degustação de vários rótulos da Rio Sol

É aqui onde acaba a visita.

Há uma opção de passeio mais completo onde, após a visitação da vinícola, pode-se fazer uma degustação de vinhos e espumantes a bordo do catamarã pelas águas do Rio São Francisco. Um passeio que te dá direito, além da paisagem, a tomar banho nas águas do Velho Chico.

Banho nas águas do Rio São Francisco 



Passeio de barco com direito a vinhos e espumantes

Essa parte do passeio termina com um almoço numa casa à beira do Rio, que inclusive serviu de cenário para a gravação da série da globo “Amores Roubados”, com um almoço regional acompanhado de... mais vinho!
Almoço a beira do São Francisco

O passeio apenas pela vinícola dura 2h e custa R$ 15,00. O passeio completo tem a duração de 6h a um custo de R$ 170,00. Sempre iniciando as 9h, o tour simplificado pode ser feito de forma particular ou pela Opção Turismo, mas o completo é operado exclusivamente pela agência, através do projeto Rota das Águas aos Vinhos. Recomendamos!

José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml