segunda-feira, 18 de julho de 2016

Volte a Recife, e tome uma cerveja

Cervejas pernambucanas ganham cada vez mais espaço

Já falamos aqui que o recifense tem uma mania de grandeza peculiar. Muito disso vem da sua história e, ultimamente, está bastante incorporado ao folclore local. Porém, como citamos no artigo anterior, algumas coisas até justificam essa auto superlativação. Mais recentemente, outro fato entra para a lista das justificativas grandiosas desse povo: A explosão das cervejarias artesanais. E não, não se trata de folclore ou conversa fiada. De um ano para cá, Pernambuco ganhou 8 cervejarias artesanais com registro no Ministério da Agricultura, número que antes era zero, sem falar nas cervejarias caseiras que ainda não tem registro, mas se multiplicam em todo o estado, principalmente na região metropolitana do Recife. Só para você ter uma dimensão, há apenas uma cervejaria artesanal no Nordeste, fora do estado de Pernambuco, que possui tal registro. Ou seja, se faz mais de um ano que você não vem a Pernambuco, pegue sua caneca e volte para conhecer esse novo polo cervejeiro.

Sim, existe tradição cervejeira!


Se engana quem acha que a relação do estado com a cerveja não tem história. Em 1640 durante o período da invasão holandesa, o conde Maurício de Nassau trouxe da Holanda o mestre cervejeiro Dirck Dicx, que instalou na capital pernambucana a primeira cervejaria das américas, a La Fontaine.  Claro que por anos essa tradição foi esquecida, e outras cidades fomentaram a cultura cervejeira ao longo dos tempos, mas pelo visto o jogo começou a virar e Pernambuco está correndo atrás do prejuízo. E a passos largos.

Onde beber cerveja local em Recife


Diversos eventos cervejeiros acontecem no Garage Food Trucks

Além dos diversos festivais de cervejas que acontecem na cidade, a maioria na zona norte sempre atrelado food park, como é o caso do Garage Food Trucks e o container de cervejas do Breja Mais, existem diversos estabelecimentos que surgiram nos últimos meses especializados em cervejas artesanais. Não deixe de ir a Beer Dock com seus 15 bicos de chopp boa parte deles regional, na Mr Hoppy e na cervejaria Laborada. Ainda na zona norte da cidade, você encontrará a Beer House e o Donovan. Na zona sul, o Marcolino é um dos pioneiros no seguimento, mas você também encontrará ótimas cervejas locais no Mafuá do Januário.

Beerdock é um dos lugares mais aconchegantes para tomar uma boa cerveja...

Quais cervejarias pernambucanas você tem que experimentar

Patt Lou aposta em elementos regionais nos seus rótulos

A Debron foi uma das pioneiras no setor. Chegou no mercado com 4 estilos mas ainda está restrito a venda de chopps. Seu nome significa "a fonte" em holandês, e se você lembrar da historinha contada la em cima sobre o Dirck Dicx, verá fácil o porquê dele. Já a Capunga, que leva o nome do bairro onde a La Fountain foi instalada, surgiu na sequência com uma Americam Lager e ganhou logo o gosto do cliente, numa época em que cerveja artesanal ainda era um bicho estranho para os recifenses. Depois disso, o surgimento das cervejas artesanais com registro não pararam: surgiram a Babylon com uma German Lager, a Ekaut com três estilos e um investimento pesado no mercado local (recentemente começaram a abrir a fábrica para fazer visitas guiadas), a Estrada com sua IPA Route 66 super elogiada pelo público, a Duvália como a primeira cervejaria registrada na cidade de Olinda e o Casal Patricia e Luiz deram seu nome e sua dedicação a cervejaria Patt Lou, lotada na cidade de vitória de Santo Antão, a 50km da capital pernambucana. Em paralelo a isso, diversas outras cervejarias caseiras tem surgido dia a dia, seja almejando o mercado formal, seja para produzir cerveja como hobby. De certo esse artigo que você acabou de ler passará por várias atualizações pois, como falei acima, tudo isso se deu no intervalo de tempo de um ano. O crescimento do mercado cervejeiro em pernambuco, apesar de grande, ainda está em maturação.



José Jayme

Engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.

Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml