terça-feira, 7 de agosto de 2012

A experiência San Fermin


San Fermin de 2012, Pamplona, Espanha.
No domingo, 6 de julho, produziu-se a explosão da fiesta. Não há outra maneira de expressá-lo.
Com essa frase, o personagem Jake introduz a festa de San Fermin no livro ‘O Sol Também se Levanta’, do escritor Ernest Hemingway. E foi a partir desse livro que se alavancou a fama mundial deste evento secular. 
Todos os anos, entre os dias 06 e 12 de julho, Pamplona, na região de Navarra, ao norte da Espanha, realiza as festividades de San Fermin. A festa, regada a muito vinho, seios a mostra e touros, é uma das maiores da Europa e atrai turistas do mundo inteiro. Porém, o que torna a festa realmente um sucesso são os encierros, ou corrida de touros, que falamos em um texto à parte (clique aqui para saber mais).
A seguir, algumas informações para quem quer conhecer a fiesta.

O que é preciso saber antes


As pessoas dormem onde podem. Esta mulher estava dormindo dentro de uma cabine telefônica, na estação de trem.

1 - Na cidade existe apenas um hostel da rede HI, cujas reservas se iniciam no começo do ano, e lotam dias depois. Se quiser se hospedar lá, seja rápido. Tem gente que resolve acampar ou até dormir ao relento pelas praças e áreas verdes da cidade, isso é bastante comum, mas não é seguro;

Leia também: Os perigos de uma viagem para o viajante brasileiro

2 - Pamplona fica em Navarra, no País Basco, região com ideais separatistas muito fortes. É recomendável evitar qualquer comentário ou alusão de que ali ainda seja a Espanha. Para você pode ser a mesma coisa, mas, para eles, não. Aceite: lá não é Espanha!;
3 - Em hipótese alguma pense em usar calçados abertos ou delicados, como chinelos, sandálias e sapatilhas. É comum ter garrafas quebradas pelo chão, apesar da policia tentar controlar o acesso delas. O risco de cortes é grande. Tênis ou botas precisam ser seus companheiros inseparáveis;
4 - A roupa branca é praticamente obrigatória. Leve uma para cada dia de festa que você for passar lá (no fim do dia, o destino delas é, invariavelmente, o lixo). Você também pode deixar para comprar lá, junto com a faja da cintura e o pañuello para ser colocado no pescoço, esses, sim, obrigatórios. Mas, atenção! O pañuello só deve ser amarrado ao pescoço depois do Chupinazo, que explicaremos logo a seguir. 

Lenços para cima que a festa vai começar!

Plaza de Consistorial, no final da manhã do dia 06, antes do Chupinazo.

No final da manhã do dia 06 de julho, a multidão se concentra na Plaza Consistorial, onde fica o Ayuntamiento (prefeitura), para ver o Chupinazo (rojão). O evento é a abertura oficial do festival. Ao meio-dia em ponto, o representante municipal convoca os pamploneses a dar um viva e um gora (‘viva’ em Euskera, idioma do País Basco) a San Fermin. Com os pañuellos para o alto, os gritos de 'Viva' são seguidos de foguetes e banhos de vinho. Só então podem-se amarrar os panos nos pescoços.
Os separatistas costumam tentar burlar a polícia espanhola e entrar na praça com a bandeira do País Basco. Se isso acontecer, mantenha a calma e tente não ser pisoteado ou morrer por asfixia. Se não quiser passar aperto, bem pertinho dali, na Plaza del Castillo, o Chupinazo é transmitido por telões. O ambiente é mais calmo, com famílias, crianças e idosos.

Leia também: 07 experiências de viagem para não se ter antes de morrer

Tudo é festa

Fuenting

Pelas ruas e praças, só se vê bebedeira, música e animação. Os bares lotam, as pessoas brincam, jogam vinhos umas nas outras. A pedidos da multidão, muita água é lançada das varandas pelos moradores. Artistas de rua aproveitam para mostrar suas habilidades e faturar algum trocado com suas performances. Muitos rapazes aproveitam a festa para fazer despedidas de solteiro. E as mulheres aproveitam para soltar a franga: desinibidas pelo vinho, mostram os seios sem qualquer pudor.
Uma das brincadeiras mais perigosas, e que a prefeitura e a polícia tentam coibir, é o fuenting. Bêbados corajosos escalam a Fonte de Navarreria e se jogam sobre os braços dos amigos, nem sempre tão amigos assim. Acidentes (com mortes) não são raros.
Durante o festival também ocorrem apresentações musicais nas praças e parques da cidade e as ruas ficam cheias de gente durante todo o dia. 

Mas onde fica a tradição? 


Um cabezudo. Atenção para a cara assustada das crianças!

Dentre as atividades tradicionais do evento, a procissão de San Fermin acontece no dia 07 de julho e é bastante disputada pelos devotos. Não conseguimos participar da procissão, mas acompanhamos pelos jornais e televisão. Bandinhas de música desfilam todos os dias, em várias partes da cidade. Junto com elas, gigantes e cabezudos, algo muito parecido com os bonecos gigantes de Olinda, passeiam amedrontando as crianças e causando risadas nos adultos.
Um evento que sempre gera grande expectativa e grande frustração é o Riau-Riau. Trata-se de um desfile com a principal banda da cidade, tocando a mesma música-tema durante todo o cortejo. Por questões políticas, alguns grupos tentam impedir a continuidade no Riau-Riau. Segurar a banda, a fim de que ela não conclua o trajeto acabou também se transformando em tradição. A brincadeira ficou tão séria que o evento foi abolido, há 15 anos. Em 2012, houve uma tentativa de retomá-lo. Infelizmente, um grupo usou de violência para boicotar o Riau-Riau. A polícia fez corpo mole e a banda se recolheu antes mesmo de o desfile começar.

Confusão na saída do Riau-Riau. Foto: Pedro Armestre

O que visitar?


Iglesia de San Fermin

Caminhar pelo trajeto do Encierro – Desde os Corrales até a Plaza de Toros, 800 metros de história. Atenção especial para a Plaza do Ayuntamiento.
Monumento al Encierro – Obra do artista plástico Rafael Huerta, representa uma corrida de touros.
Museu del Encierro - Com histórias e curiosidades sobre a corrida. Lá existe um simulador, onde os malucos vão treinar para correr no dia seguinte.
Iglesia de San Fermin – Apesar de não ser o padroeiro da cidade, San Fermin é o santo de maior devoção em Pamplona. Vale a pena visitar a igreja consagrada a ele, nem que seja pela estonteante vista da cidade que se tem de la
Plaza del Castillo – Um palco armado na praça recebe DJs, bandas e apresentações de dança. Os bares da praça põem mesas na calçada.
Lojas do Kukuxumusu – As personagens do Kukuxumusu ultrapassaram a fama da festa e, hoje, são marca registrada não só de San Fermin, como de toda a Espanha. Se der sorte, você conhecerá o simpático Mr. Testis, touro símbolo da loja.
Touradas – Se você quiser ir às polêmicas touradas, precisa comprar os ingressos com antecedência, pois eles esgotam rápido. Mas vá sabendo o que todo mundo já sabe: o touro morre no final. Nós não fomos. Mais leve é a chegada do encierro, que também acontece na Plaza de Toros. Bem mais barato do que as touradas, dá pra ver o fim da corrida e a soltura das vaquillas (touros jovens) entre os corredores, para o delírio dos espectadores. Evento divertido e sem a sanguinolência da tourada.

Monumento al Encierro, de Rafael Huerta

Vinho, vinho e mais vinho!

Multidão canta em frente ao Ayuntamiento.

Gigantes passeiam pela cidade assustando as crianças.

Só pra deixar o gostinho, uma foto do Encierro, mas isso é assunto pra outro post!

Conectados

Há aplicativos do festival para baixar em iPhones, iPads e smartphones, além de fanpage no Facebook e até contas no Twitter.

Sites

Blogs
Sanfermin.com – Administrado pelo pessoal do Kukuxumusu, tem o melhor conjunto de informações sobre a festa.
Girls run with the bulls – Para você se inspirar e correr o encierro, cinco blogueiras se juntaram, correram em 2012 e relataram aqui.

Páginas para curtir no Facebook

Twitter
@Sanferminlive – As melhores informações de San Fermin.
@Mistertestis – O simpático touro símbolo do Kukuxumusu.
@Sanferminstore – Loja pertencente ao Museo del Encierro.
@kukuxumusu – Twitter oficial da loja.
@girlsrunwbulls – Twitter do blog Girls Run With The Bulls. Elas prometem correr novamente em 2013.

Aplicativo
Sanfermin.com

Leia também:

A corrida de Touros de San Fermin
Valência
Ibiza
Tarragona
Barcelona
Restrições de embarques para passageiros alcoolizados na Europa


E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml