segunda-feira, 3 de julho de 2017

São João Pelo Brasil





Durante todo o mês de junho, pedimos a vários amigos e leitores espalhados pelo Brasil para que nos enviassem imagens das festas juninas de cada Estado brasileiro. O resultado foi tão proveitoso que decidimos agrupar todas as fotos aqui e apresentar em forma de post do blog. É o #SãoJoãoPeloBrasil do Juntando Mochilas. Vamos passear na roça com a gente?

Acre (Foto: Oziel Barbosa), Alagoas (Foto: Ferlane Almeida) e Amazonas (Foto: Shelley Sá).
Acre
De Rio Branco, o guia de turismo Oziel Barbosa enviou fotos da quadrilha Matutos na Roça, uma das finalistas do concurso de quadrilhas que tem até uma eleição da realeza junina e da Rainha Gay Caipira. Lacre é pouco! É algo em torno da Beyoncé da quadrilha junina!

Alagoas
De Maceió, a nutricionista Ferlane Almeida enviou uma foto do Arraiádisson, a festa junina que o hotel Radisson faz todos os anos para os turistas. Ferlane garantiu que a festa não foi só "para turista ver". Todos os aspectos mais tradicionais foram mantidos e, no fim, todo mundo caiu no forró. Assim é que é bom.

Amazonas
Da zona rural de Manaus, Shelley Sá enviou várias fotos lindas de doer do arraial que a família dela prepara no sítio dos tios. Tem quadrilha, fogueira, brincadeiras e muita comida gostosa! Tudo feito com carinho, para que as crianças da família tenham as melhores lembranças e nunca deixem a tradição morrer.


Amapá (Foto: Bianca Castro), Bahia (Foto: Caroline Lima) e Ceará (Foto: Klara Souza).
Amapá
A jornalista Bianca Castro enviou fotos da festa junina do condomínio onde mora com o marido Carlos del Rio e os dois filhos, em Macapá. Todo mundo se apaixonou pela simpatia do filho dela, o Átila, que é um clone da mãe, e pela fofura da pequena Antonella. Os dois têm até instagram, gente!

Bahia
Caroline Lima, estudante de Nutrição da UFBA, enviou foto da festa junina que foi em Salvador com os colegas de faculdade. Muita gente bonita para uma foto só! Caroline avisa que, com  moderação, dá para aproveitar as comidas juninas. "É só dar preferência ao milho assado ou cozido e à pipoca, que são menos calóricos. Canjica, só se for só um pouquinho".

Ceará
O matuto mais lindo das terras cearenses é o Heitor Advíncula, que completou um aninho na semana em que esta foto foi ao ar. O look foi o mesmo que ele usou na sua primeira festa junina escolar em Fortaleza. A mãe, Klara Souza, foi quem mandou a foto do bebê lindo fazendo pose no berço.



Distrito Federal (Foto: Daniela Diniz), Espírito Santo (Foto: Matheus Oliveira) e Goiás (Foto: Isabel F. Clarindo).
Distrito Federal
A Daniela Diniz enviou esta foto que fez na festa junina da escola dos filhos Isaac e Melissa, em Águas Claras. Coitado do irmão, só queria tirar uma foto com a amiguinha, mas Mel fez cena de ciúmes! No DF, a única festa grande de São João acontece na Ceilândia, no mês de julho.

Espírito Santo
O leitor Matheus Oliveira, que é doceiro de mão cheia, mandou uma foto do kit de doces que fez o maior sucesso no mês de junho em Vitória. Ficamos curiosos no pé de moleque de chocolate da Cadim de Doce. Bem diferente do que tem aqui no Nordeste. Aqui, pé de moleque é um bolo que leva castanha, amendoím, café, cravo e canela, Matheus. Manda um desses aí pra gente experimentar!

Goiás
Morando em Goiás há 14 anos, a pernambucana Isabel Clarindo enviou uma foto dos filhos Rômulo e Maria Clara na festa junina da escola onde estudam, em Caldas Novas. Isabel contou que só as escolas fazem festas juninas em junho, porque, nos outros locais, as festas são comemoradas em julho.




Maranhão (Foto: Marta Raquel), Minas Gerais (Foto: Tamires Martins) e Mato Grosso (Foto: Belchior Tercy).
Maranhão
O Boi é a grande festa do Estado, que foi um dos escolhidos pelo Ministério do Turismo para receber recursos e alavancar as festividades Juninas. Na foto, a leitora Marta Raquel mostra o Boi Barrica se apresentando no Arraial da Maria Aragão, em São Luís.

Minas Gerais
De Belo Horizonte veio esta foto mais que perfeita da fotógrafa Tamires Martins. Ela fez vários cliques no cortejo junino, um desfile de todos os grupos de quadrilha a se apresentar no Arraial de Belo Horizonte. BH recebeu recursos para fazer o maior arraial de sua história. Pelas fotos da Tamires, pudemos ver que capricharam!

Mato Grosso
O Belchior Tercy e sua esposa Sonayra têm uma loja de artigos para festas em Cuiabá, a Original Festas. Durante o mês de junho, eles dois e todos os funcionários trabalharam a caráter. Muito xadrez, chitão, chapéu de palha, flor no cabelo... Até uma fantasia de padre de quadrilha eles usaram. Criatividade nível hard!




Mato Grosso do Sul (Foto: Leandro Sumida), Pará (Foto: Ricardo Pereira) e Paraíba (Foto: Daniel Santana).
Mato Grosso do Sul
O leitor Leandro Sumida enviou esta foto da montagem da fogueira do arraial de Dourados. Também no MS, outro município chamou a atenção do Brasil quando foi escolhido para receber incentivo federal: Corumbá. Numa festa que une catolicismo e candomblé, o São João de Corumbá culmina no banho do Santo nas águas do rio Paraguai.

Pará
O leitor Ricardo Pereira enviou foto do Arrastão da Pavulagem, um bloco puxado pela banda Pavulagem e que desfila todos os domingos de junho pelas ruas de Belém. A batucada sai da Escadinha da Estação das Docas e segue até a Praça da República, ao som de alfaias e metais.

Paraíba
O casal recifense Daniel Santana e Yara Alexa foi comemorar o primeiro filho do casal no São João de Campina Grande, na Paraíba, onde o rapaz tem familiares. Campina tem um são João mundialmente conhecido. Daniel conta que sentiu falta do forró mais tradicional e, principalmente, de Biliu de Campina na programação de 2017.




Pernambuco (Foto: Heidy Medeiros), Piauí (Foto: Nara Luyze) e Paraná (Foto: Otto Stadler).
Pernambuco
A advogada pernambucana Heidy Medeiros e o servidor público piauiense Marcel Benvindo foram conferir o São João de Caruaru e se encantaram com a casinha de taipa no Alto do Moura, maior polo de arte figurativa das Américas, e que tem como maior expoente o Metre Vitalino.

Piauí
A bancária Nara Luyze animou todo o pessoal da agência para ir trabalhar a caráter no dia da festa junina do banco, em Teresina. Rimos muito aqui imaginando a cara dos clientes ao entrar no local e ver todos os funcionários, independente de hierarquia, usando roupa de matuto. Genial, Nara!

Paraná
Contrariando todos os avisos que recebemos de que o povo paranaense não gosta de festa, o time de solo da Azul no aeroporto de Londrina fez um arraial para comemorar o mês de junho em grande estilo. Quem mandou a foto foi o Otto Stadler (de chapéu de palha, na frente).



Rio de Janeiro (Foto: Flávio Batista), Rio Grande do Norte (Foto: Vinícius Silveira) e Rondônia (Foto: André Luso).
Rio de Janeiro
No berço do samba, o forró deu a tônica da festa. Quem mandou a foto foi o servidor público pernambucano Flávio Batista, que está morando no Rio. Ele foi até a quadra da escola de samba Salgueiro, da qual é torcedor fervoroso, e se surpreendeu com a grande festa junina salgueirense. "Parecia que eu estava no nordeste", relatou Batista.


Rio Grande do Norte
O amor está no ar em Natal! Das terras potiguares veio a foto de um beijo apaixonado e apaixonante entre o administrador de empresas Marcus Silveira e a sua esposa Michela Vasquez ao som de uma sanfoninha choradeira. Marcus conta que o sanfoneiro mandou bem no repertório de xotes, e todo mundo arrastou chinelo no salão.


Rondônia
O advogado, coach e consultor de carreiras André Luso foi até Porto Velho na semana do São João e acabou sendo convidado pelo programa Toda Manhã, da Rede TV, para dar entrevista à apresentadora Emilli Souza. O programa estava em clima de arraial e o André aproveitou pra mandar uma foto pra gente.



Roraima (Foto: Túlio Rafael), Rio Grande do Sul (Foto: Scheila Comunello) e Santa Catarina (Foto: Daniele Sumech).
Roraima
O empresário Túlio Rafael garante que a sua pamonha é a melhor do Estado de Roraima. Ele é dono da Pamonharia Goiás, que fica no município de Rorainópolis, no sul de Roraima. 


Rio Grande do Sul
A gauchinha Melissa faz aniversário no dia de São João, e a mamãe Scheila Comunello preparou uma festa de arromba pra comemorar e botou a gauchada toda pra dançar forró. A família mora em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, Estado com pouca tradição junina, mas Scheila garantiu que não teve problemas. "Até bolo de rolo eu mandei vir de Pernambuco", disse a mãe de Mel.


Santa Catarina
Em Santa Catarina, a tradição de festa junina está ligada à zona rural. Esta da foto aconteceu na Serra Dona Francisca, no município de Joinville. A Daniele Sumech, amiga da nossa amiga Karen Schubert Reimer (Blog Ellerim Viajante) foi quem mandou a foto dessa fogueira poderosa.



Sergipe (Foto: Amélia Carvalho), São Paulo (Foto: Thays Almendra) e Tocantins (Foto: Telma Miranda).
Sergipe
Diretamente da capital Aracaju, a leitora Amélia Carvalho enviou a foto da sua filha Lara, que arrasou em laços e fitas no arraial da escola onde estuda. Apaixonada por leitura, Lara economizou sua mesada e comprou livros pra ler nas férias. Garota esperta!

São Paulo
Antes restritos a quermesses de igrejas, grandes arraiais têm colorido as noites do mês de junho em São Paulo. Esta festa da foto aconteceu no Esporte Clube Pinheiros e foi enviada pela jornalista Thays Almendra. O clube é conhecido por revelar atletas de várias modalidades com destaque em jogos olímpicos e agora vai ficar conhecido também pela festa junina com mais gente bonita por metro quadrado de São Paulo.

Tocantins
A melhor festa de junho no município de Guaraí é a cavalgada, que é a culminância da Exposição Agropecuária - ExpoGuaraí. Quem mandou a foto foi a administradora de empresas Telma Miranda, que curtiu a festa ao lado do marido Paulo e dos amigos Carlos Eduardo, Jarlene e Ana Paula.



Notas:
*As fotos seguem a ordem alfabética, de acordo com as siglas dos Estados.
**As fotos são de propriedade e de responsabilidade dos leitores que as enviaram.
***Outros leitores também enviaram fotos, e que acabaram ficando de fora do nosso especial. Agradecemos a todos que enviaram as fotos, e pedimos desculpas aos que não apareceram aqui. Tínhamos que escolher apenas um por estado. Foi duro deixar alguns pra trás. Muita foto linda! A gente teria de ter um mês de junho com uns 90 dias pra dar conta de tudo...



Nívia Gouveia
é jornalista, travel-writer e professora de língua portuguesa. Mochileira convicta, leitora incurável, sonhadora juramentada, ela pertence a uma linda labrador chocolate chamada Shakira.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml