segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Conheça a Oktoberfest de Blumenau

Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina

Quando pensamos nas maiores festas brasileiras o carnaval certamente vem no topo da lista. Não muito longe do primeiro lugar, a Oktoberfest de Blumenau figura como um dos maiores eventos populares do Brasil. Sim, do Brasil pois temos a nossa própria Oktoberfest, evento tradicional alemão. E não se trata de qualquer Oktoberfest mas da maior de todas, depois obviamente da de Munique. Se você gosta de cerveja e badalação, Blumenau é o lugar.

Origem

Não perca a oportunidade de ir caracterizado

A festa de fato surgiu como uma cópia da Oktoberfest original, mas com o objetivo de recuperar financeiramente (e moralmente) a cidade de Blumenau após fortes cheias ocorridas em 1983. De lá pra cá o evento não parou de crescer e tomou a dimensão que temos hoje. Tem duração de duas semanas e ocorre todo o mês de outubro.
Bem vindo a Blumenau

Nem precisamos dizer que para ir a Oktoberfest necessita de um planejamento prévio. Por ironia, acabamos indo de última hora mas isso ocorreu devido a uma promoção de passagem daquelas que não se perde, e uma hospedagem via AirBNB na qual falamos de nossa experiência em outro artigo (clique aqui para ler).

Os pavilhões lotam e você deve chegar cedo
Inclua nesse planejamento prévio também a compra dos ingressos para a Vila Germânica, onde acontece os eventos, evitando o risco de perder a festa. Sim, o evento acontece dentro de uma área delimitada e o lado de fora não tem nada. Querendo economizar, vá devidamente trajado como Fritz ou Frida, o que lhe garantirá acesso ao custo de meia entrada. Mas atenção: não é qualquer suspensório e camisa quadriculada que lhe deixará caracterizado. Clique aqui e leia as regras a respeito dos trajes.

Chopp Schornstein comprado... na farmácia?

Durante o dia a Vila Germânica estará aberta para visitantes, com sua praça da alimentação funcionando. É uma boa hora para caminhar tranquilamente pelo lugar e conhecer suas instalações. Mas a noite a coisa muda de figura. Chegue preferencialmente até as 20:00 mas sem antes tomar uma cerveja nos estabelecimentos que vendem chopes na rua (até farmácia tem chopeira!) pois lá dentro, além de mais cara, tem muita fila. Na verdade, tem fila para tudo, principalmente para banheiro. Ou seja, ao menor sinal de vontade de fazer xixi, já corra para o sanitário. E se tentar mijar no canto da parede, corre o risco de ser expulso pelos seguranças.

crianças também vão ao evento, apesar de que não é recomendado em certos lugares cheios

O local dispõe de pavilhões onde acontecem os shows, muitos deles de bandas locais e até de bandas da Alemanha. Não deixe de (tentar) participar do concurso do Chope em Metro, se inscrevendo no palco do setor 2 até as 21h45 que é a hora da competição. Tente beber todo o chope sem derramar, nem tirar a boca do “copo” e seja o mais rápido de todos.

Disputa de chope em metro

Desfiles


Aguardando o desfile

Todas as quartas e sábados as 16h acontece o tradicional desfile na XV de novembro, principal rua de Blumenau. Os turistas podem acompanhar da calçada e, se tiver de caneca em punho, estique-a na direção dos grupos dos desfiles que estiverem bebendo cerveja. Eles vão completar sua caneca.







Pedal Pub


Uma experiência bem legal que você pode fazer durante o dia próximo a Vila Germânica, é um passeio de Pedal Pub: uma bicicleta gigantesca que na verdade é um bar movido a pedalada. Certamente uma passeio dos mais inusitadas que você pode ter nessa festa que já é inusitada por natureza. Prost!



Vídeo de viagem


Leia Também:


E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.

Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.



José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml