segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O que visitar em Budapeste

Vista de Budapeste

A primeira impressão de ter saído de uma Alemanha impecavelmente limpa para desembarcar em uma estação charmosa, mas de conservação que deixava a desejar, não foi das melhores. Porém, os encantos de Budapeste, a beleza do Rio Danúbio e suas águas esverdeadas – diferente da valsa de Strauss – e pontes majestosas; a grandiosidade de seus castelos contrastando com as pequenas e charmosas ruas e bulevares, restaurantes distintos em fachadas e sabores bem como seus banhos termais, herança dos tempos romanos, e a força de um povo que ficou na encruzilhada de duas grandes guerras, além da cortina de ferro da URSS, tudo isso faz de Budapeste um lugar surpreendente não só para uma rápida visita mas para desfrutar com o tempo necessário de se desprender dos roteiros turísticos padrões e deixar que os olhos se encantem e o coração se apaixone pela capital da Hungria.


Como chegar

Keleti Pu

Budapeste é bem servida de transporte, tendo três estações de trem cuja principal é Keleti Pu (de onde partem a maioria das viagens internacionais). A principal rodoviária fica próxima à estação de metrô Deák Ter e o aeroporto internacional a 20km da capital. Chegamos e saímos de Budapeste de trem sem maiores atropelos.

O que ver

Vista de Buda para o Parlamento Húngaro

A cidade atual surgiu da união de duas outras: Buda e Peste, divididas pelo majestoso rio Danúbio. Ambas possuem características bem particulares.


Mercado Municipal de Budapeste

Grand Market Hall

Serei sempre suspeito para falar pois adoro mercados, mas o de Budapeste foi um dos maiores e mais bonitos que já vi. Limpo, organizado, lugar perfeito para entrar de cabeça na cultura húngara e provar sua culinária.

Vací Utca

Bar de gelo

Se você é daqueles que não está muito preocupado em visitar lugares específicos, se deixe levar por uma caminhada nessa rua. Aqui, e em suas redondezas, você encontrará diversas lojas e restaurantes, entre eles o Hard Rock Café (pouco antes do início da rua) o Ice Bar (bar todo de gelo onde tem uma das 5 carbonitas usadas no filme Star Wars – apenas nerds entenderão) e o For Sale Pub (ótimo inferninho para tomar uma Pálinka – Aguardente típico da Hungria) bem em frente ao mercado público da cidade.

For Sale Pub - Culinária Húngara, apimentada do jeito que eu gosto


Museu do Terror

Museu do Terror

Retrata dois períodos negros da história da Hungria: O Nazismo e o Comunismo. Escrevemos um artigo bem completo sobre o Museu do terror, clique aqui para saber mais.

Parlamento Húngaro

Parlamento Húngaro

Não chegamos a entrar, mas a imponência do prédio chama atenção a distância. Inspirado no parlamento inglês, é um dos maiores do mundo com 619 salas sendo poucas dessas utilizadas. Contam que Fred Mercury (sim, o vocalista do Queen) quando viu pela primeira vez, perguntou como fazia para comprar “aquele castelo”. O equívoco pegou muito mal e ele teve que se retratar publicamente.
Dá para tirar ótimas fotos a distância a partir do Castell Hill, que falaremos mais adiante.


Basílica de São Estevão

Basílica Szent István

Maior igreja de Budapeste, batizada com o nome do primeiro rei católico que fundou o estado húngaro. Merece uma visita mesmo para os menos religiosos tanto pela beleza arquitetônica do seu prédio, quanto por um item bem curioso: a mão mumificada do próprio estevão em exposição para os visitantes.

Praça dos Heróis

Praça dos Heróis

Imponente praça as portas do parque da cidade. Se destaca o Milenary Monument, em comemoração aos mil anos do primeiro assentamento onde hoje é a cidade. É uma daquelas praças do tipo “um grande vazio no meio da cidade”, ponto de encontro de skatistas e grupos de dança.


Castel Hill

Castle Hill

No trecho de Buda, concentra a maior parte das atrações dessa parte da cidade: palácios, castelos, praças, monumentos e museus. Chegue pela Ponte Széchenyi que foi a primeira a unir as duas cidades (tem uma foto dela destruída no Museu do Terror) e suba o morro de bondinho. Essa área merece pelo menos um dia de passeio para ser bem aproveitado.

Gellért Gyógyfürdö

Gellért Gyógyfürdö
Os banhos termais, herança dos tempos romanos, é um programa bem exclusivo de Budapeste e que não quisemos deixar de fora. Mesmo com um preço nada convidativo, fomos conhecer o Gellért Gyógyfürdö (no mesmo dia que conhecemos o bar de gelo – Imagine o choque térmico), um dos mais famosos da cidade. Foi o momento de relaxar os músculos depois de um longo dia de caminhada
Obs.: Algumas piscinas necessitam de toca para entrar e você pode comprar lá mesmo. Ou trazer de casa, a depender do seu nível de planejamento.


Vídeo de Viagem


Leia Também


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml