terça-feira, 15 de dezembro de 2015

3 dicas que como usar o digital da fotografia a seu favor


Foi-se o tempo em que você tinha uma câmera analógica e vários rolos de filmes para registrar sua viagem. A logística não era das melhores e as limitações faziam com que as fotos tivessem que ser bem pensadas para não gastar rolos em vão. Hoje em dia, além das facilidades em se transportar um cartão de memória que cabem milhões de fotos, você tem câmera fotográfica no celular, tem Gopro, câmera normal e até câmeras profissionais acessíveis.
As fotos podem ser editadas e enviadas em tempo real, e as câmeras também gravam vídeos, o que acaba poupando o transporte de um equipamento exclusivo para filmagens. Com tudo isso, vale usar a tecnologia a nosso favor na hora de fotografar. Abaixo, segue algumas dicas nossas de como não se atrapalhar na hora das fotos digitais e tirar um bom proveito dos novos recursos:


Unificação das datas


Celulares atualizam automaticamente as horas e datas, mas algumas câmeras não. Se você for levar mais de uma, atualize as horas e datas de todas. Isso vai facilitar a filtragem no computador de forma a colocar todas em sequência temporal de disparo. Os álbuns de facebook também tem essa opção de listar por data e hora, o que facilitará a organização na hora da criação dos álbuns virtuais;

Organize as pastas por lugares e ano


Crie pastas anuais no seu computador e, para cada viagem, faça um subpasta com o nome que você quer dar àquela viagem. Ex.: “Mochilão – Reino Unido”. Para viagens mais longas, vale uma nova subdivisão dentro desta, preferencialmente com o nome das localidades. Algo como “1 - Londres” e “2 - Brighton” onde os números representam a ordem temporal que os locais foram visitados. Tudo isso tornará as buscas mais fáceis e lógicas. Alguns preferem fazer essa subdivisão por datas. Sem problemas. Se preferir assim, aconselho nomear as pastas usando o número do mês antes do dia, por exemplo “1022” para o dia 22 de outubro. Os filtros irão agrupar as pastas por meses. Se for o contrário, ele irá agrupar todos os dias 22 do ano, para depois agrupar todos os dias 23 do ano inteiro e assim por diante.

Foto enquanto item de informação


Como hoje em dia a quantidade de fotos não é problema, a ponto de nos darmos ao luxo de tirarmos fotos desenfreadamente e depois escolher quais as melhores, essa praticidade me levou a tirar fotos que chamo de fotos informativas: são basicamente fotos cuja importância é no conteúdo dela para futura consulta. Por exemplo: uma placa em alemão para traduzir quando chegar em casa, a senha do wi-fi estampada na parede do hotel ou o cardápio de um restaurante para enviar a um amigo que pretende ir aquela cidade em uma outra ocasião. Fotografar preços para consultar no futuro quanto algo custava durante a viagem também é uma pratica que tenho. E como blogueiro, costumo fotografar placas informativas para ter conteúdo em futuros artigos;


José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

1 comentários:


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml