terça-feira, 30 de abril de 2013

Roteiro de viagem 01: Escolhendo o destino

Paris foi, para Nívia, um sonho de adolescencia realizado

Por mais simples que pareça, nem todos têm facilidade de escolher um roteiro de viagem. Vejo em fóruns ou grupos de discursão pessoas querendo saber “para onde ir com 15 dias livres”. A resposta para essa pergunta é complicada, mas quem pode responde-la está longe dos guias e blogs.

O rio sempre muda

Já dizia o filósofo grego Heráclito, “Nenhum homem pode atravessar o mesmo rio duas vezes, porque nem o homem nem o rio são os mesmos”. As viagens funcionam do mesmo jeito. Duas pessoas conhecendo uma cidade podem ter sentimentos totalmente contrários sobre ela, ou seja, uma viagem muda com o local, com o tempo e, principalmente, com apessoa. A menos que quem dê as informações lhe conheça bem, dificilmente você terá um roteiro perfeito.
Não há ninguém mais habilitado nesse mundo para montar uma viagem pra você, do que você mesmo. Seja um amigo que tenha maior experiência de viagem ou um agente de turismo, ambos vão precisar de informações suas para dar sugestões. Logo, porque não usar essas ideias que já estão na sua cabeça para criar um roteiro?
  

Ordenando as ideias

O primeiro passo é definir o que seria seu sonho de viagem. Andar de gôndola, fazer um safari, curtir a Oktoberfest ou sambar no carnaval? Nessa etapa do processo criativo, vale tudo! Escolha aquilo que te move e que te faria ter uma experiência inesquecível. Claro que os locais turísticos consagrados podem fazer parte, mas nada impede que o cenário daquele filme inesquecível ou a terra que seus avós nasceram seja a premissa de sua escolha.
Jayme sempre quis conhecer os pubs londrinos
O segundo passo está ligado ao que te define. Ir para Nova York apenas para ver a Times Square quando se tem 20 dias de viagem não seria inteligente. Logo, faça a si mesmo a pergunta: O que você gosta de fazer? Curte rock, arquitetura, vinhos, história, carros, natureza, compras... Um universo de possibilidades que pode ser colocado na viagem e expandir seu roteiro. Pesquise lugares que tem a ver com você e comece a complementar o roteiro.
O gosto por música eletrônica nos levou a ilha de Ibiza
O último passo se trata de responder a pergunta “por que não?”, ou seja, aproveitar as localidades no entorno ou eventos que ocorrerão enquanto pretende viajar. Muitas vezes um lugar histórico está na rota entre duas cidades ou um festival de música ocorrerá em um distrito próximo, e que podem ser aproveitados com aqueles dias que estavam sobrando. Com isso você preenche as lacunas da viagem.
Toledo, cidade a 72km de Madrid, entrou no roteiro devido a proximidade e tempo livre
Claro que sempre vão existir dois fatores básicos que influenciarão o planejamento: o tempo e os recursos. Porém, colocar o sonho no papel (ou no computador) é um ótimo exercício. Não há nada mais prazeroso que pesquisar sobre os locais que gostaria de conhecer e se imaginar com a mochila nas costas apreciando tudo aquilo. E se engana quem acha que só viaja aquele que tem dinheiro e tempo de sobra. Planejamento é fundamental para quem quer por os pés no mundo.

Leia também:

Roteiro de viagem 02 - O planejamento
Roteiro de viagem 03 - Onde economizar
Roteiro de viagem 04 - A execução

E não esqueça de fazer sua cotação de seguro de viagens com o nosso parceiro Real Seguros. É mais barato do que você imagina e, comprando em nosso link de vendas, você ajuda nosso blog a se manter vivo sem gastar nada a mais com isso. Clique aqui e saiba mais.
Se busca por hospedagem, pesquise em nosso buscador do Booking. O site, que também é nosso parceiro, para ao blog uma comissão por hospedagem fechada que são pesquisadas no box presente em nosso site, ou seja, mais uma ajudinha que você nos dá sem precisar desembolsar nada a mais por isso.

José Jayme
engenheiro civil, travel-writer, nerd de carteirinha, amante da boa comida e esportes em geral. Colaborador do guia e portal O Viajante.
Comentário(s) pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário


Um casal de viajantes que resolveu juntar as mochilas e compartilhar suas aventuras de estrada.
Saiba mais sobre nós (+)

 
Juntando Mochilas © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo
design + código gbml